Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Diversão e Lazer

'Vale dos Dinossauros'

Exposição de réplicas de dinossauros marca festividades de Dia das Crianças em VG

Foto: Reprodução

Exposição de réplicas de dinossauros marca festividades de Dia das Crianças em VG
Em comemoração ao Dia das Crianças e Nossa Senhora Aparecida, o Centro Ecológico de Recreação e Lazer Parque Bernardo Berneck de Várzea Grande (região metropolitana de Cuiabá) recebe neste mês a exposição “Vale dos Dinossauros”. A mostra está aberta ao público e reúne onze réplicas das mais importantes espécies de dinossauros encontradas pela arqueologia mundial. 

Leia também:
Banhista tem fratura no crânio após ser atingido por hélice de embarcação enquanto mergulhava no Rio das Mortes

De acordo com a assessoria da Prefeitura de Várzea Grande, entre as réplicas, por exemplo, estão o dinossauro Chapadense, Pycnonemosaurus nevesi (nome científico), encontrado na região de Chapada dos Guimarães e o Uberabatitan Ribeiror, o maior dinossauro do Brasil, descoberto em Minas Gerais.

Vale destacar que a exposição ocorre no mês em que foi descoberto um fóssil de dinossauro no Maranhão. A descoberta está sendo apontada como uma das mais importantes da ciência. A mostra deve ficar aberta até o final do mês de outubro celebrando as festividades das crianças e alertando sobre a questão ambiental, uma vez que o Parque Berneck é uma das maiores áreas de preservação ambiental urbana do Brasil.

A abertura da exposição ocorreu com a presença do prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat (MDB), da primeira-dama e promotora de Justiça, Kika Dorilêo Baracat, vereadores, secretários municipais, visitantes e alunos da Rede Municipal de Educação. 

Ainda de acordo com o Executivo Municipal, o Vale dos Dinossauros foi montado com intuito de oferecer lazer e conhecimento educacional à população do município. O projeto foi viabilizado pelas secretarias municipais de Educação, Cultura, Esportes e Lazer (SMECEL) e Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável (SMADRS), e conta com a Parceria do Governo do Estado de Mato Grosso, da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) e Instituto Mato-Grossense de Desenvolvimento Humano (IMTDH).



A criação e execução é do Instituto Mato-grossense de Desenvolvimento Humano. Até o dia 28 de outubro, todas as escolas municipais estarão visitando a exposição guiada por professores das áreas de Ciências, Geografia e Meio Ambiente.

O prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat agradeceu a parceria com o Governo de Mato Grosso, a ALMT e o IMTDH. “Estamos no mês das crianças e a exposição é muito focada no público infantil e no lazer de toda a família. O parque é um lugar aconchegante e a exposição é mais uma alternativa de lazer e de oportunidade para que as crianças conheçam um pouco da história dos animais pré-históricos”, concluiu.

Na ocasião, o vice-prefeito, José Hazama lembrou como fundamental a integração da Administração Municipal com a população frisando que eventos como estes despertam o conhecimento das pessoas, reforçam as políticas públicas e assinalam pela boa relação.

“Uma gestão não é feita apenas de grande e importantes obras, mas de ações sociais, educacionais e que despertam valores nas pessoas”, disse José Hazama.



Em cada uma das 11 réplicas instaladas na exposição é mencionado o nome da espécie, data em que foram encontrados os vestígios e a era em que existiram na Terra. Os dinossauros são animais que viveram em nosso planeta há milhões de anos.

"Entre os organismos que existiram no passado e que temos registro de sua ocorrência, com certeza, os dinossauros são aqueles que mais impressionam crianças, jovens e adultos”, explicou a pedagoga de educação infantil do programa Escola em Tempo Ampliado, Taiane Barros Ferreira Leite. 

A professora comentou ainda que o estudo dos objetos, como um vetor para a compreensão das transformações da vida do homem ao longo do tempo, propicia a vivência de processos investigativos e contribui para a manutenção da curiosidade infantil inata como elemento motivador da aprendizagem.

O secretário de Meio Ambiente de Várzea Grande, Celio dos Santos, responsável pelo funcionamento do Parque Municipal Bernardo Berneck, enfatizou que a unidade de conservação é a maior do município (28 hectares de mata nativa do cerrado) e possui atividades de lazer para toda a população. “É um espaço para toda a família”, anunciou.

Serviço

Nome: 
Exposição Vale dos Dinossauros
Local: Parque Bernardo Berneck - Avenida Governador Júlio Campos, S/N entre bairros - Jardim Paula I, Várzea Grande – MT
Horário de funcionamento: Todos os dias das 17h30 às 19h00 e no sábado, domingo e feriados das 07h30 às 19h00.
A entrada é gratuita
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet