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Quinta-feira, 28 de março de 2024

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ORÇAMENTO DE R$ 2,5 MILHÕES

Anteprojeto do BRT prevê requalificação do Largo do Rosário com praça, calçadão e pista de skate

Foto: Reprodução

Anteprojeto do BRT prevê requalificação do Largo do Rosário com praça, calçadão e pista de skate
O anteprojeto de engenharia para implantação do Bus Rapit Transit (BRT) em Cuiabá e Várzea Grande prevê a requalificação do Largo do Rosário, com espaços amplos para feiras e eventos em uma praça, além da transformação da rua do casario, próximo a Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, em um calçadão. O orçamento previsto para a requalificação é de R$ 2.542.844,81.

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Na região do Largo do Rosário, será estabelecida uma praça cívica, com um espaço amplo voltado à realização de eventos, como a tradicional Festa de São Benedito. Já na rua do casario, ao lado da Igreja, é previsto sua nivelação com a calçada, criando um calçadão voltado aos pedestres, mas com uma faixa de piso delimitada para a passagem ocasional de veículos.

Ainda nesta região, está prevista a construção de uma pista de skate, área para uso múltiplo, como feiras e eventos, e um playground infantil.

Investimento de R$ 480 milhões

O anteprojeto do BRT prevê um orçamento de R$ 480.500.531,82 para implantação total do sistema de transporte. Neste valor consta desde a terraplanagem, construção das estações e terminais, até a comunicação visual do projeto.

Este modelo de transporte foi escolhido pelo governador Mauro Mendes (DEM) no lugar do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), que foi prometido pelo ex-governador Silval Barbosa (MDB) e deveria ter sido entregue ainda antes da Copa do Mundo de 2014.

Em maio de 2021 a Comissão de Infraestrutura e Transporte da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) rejeitou o Projeto de Lei 010/2020, que previa a realização de um plebiscito para a escolha entre o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e o BRT como modal de transporte coletivo em Cuiabá e Várzea Grande. Os parlamentares afirmaram que o tema já foi bastante discutido pela Casa de Leis e que os deputados já aprovaram a troca do modal para BRT, que foi baseada em estudos técnicos.
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