Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Comportamento

'A Criança e o Meio Ambiente'

Projeto cria hortas comunitárias em bairros de Cuiabá; saiba onde ficam

Foto: Reprodução

Projeto cria hortas comunitárias em bairros de Cuiabá; saiba onde ficam
Alface. Rúcula. Couve. Tomate. Abóbora. Esses são alguns dos legumes, verduras e frutas colhidos em duas hortas comunitárias localizadas em bairros de Cuiabá, por meio do projeto “A Criança e o Meio Ambiente”, do Comitê Pró Infância, organização não governamental (ONG) sem fins lucrativos.

Leia também:
“Escondida” na Morada do Ouro, padaria aposta em coxinha de massa de abóbora e croissant de carne seca com banana

Localizadas no Bairro Ribeirão do Lipa e Jardim Passaredo, as hortas são resultado do projeto que foi viabilizado graças a editais e parcerias. “O projeto visa atender as famílias da comunidade mesmo, que são as crianças que vão até lá e aprendem desde o incício”, explica Daniele Cristine de Almeida Leôncio, 29 anos.

“O que motivou a estar escrevendo este tipo de projeto foi por ver o quanto aumentou a fome na redondeza. É muita gente que está passando necessidades de alimentação mesmo, então com isso tivemos a ideia de estar construindo esse projeto para ensinar que eles mesmo podem plantar seus alimentos, que ajuda sem precisar estar comprando, como uma cebolinha ou um alface”.

A horta no Ribeirão do Lipa já existia antes do projeto, porque já era um espaço Comitê, mas estava inativo. “Estava sem manutenção, sem ninguém para mexer. Estava tudo cheio de mato porque não tinha voluntário. Então, com esse projeto, entramos, fizemos a limpeza e levamos as crianças para fazer o plantio”.

Já no Jardim Passaredo, não havia qualquer estrutura para receber a horta. O espaço existia, mas precisou construir toda a estrutura para atender as necessidades da comunidade.

O projeto acontece de segunda-feira a sexta-feira, sempre no período da manhã, e tem por volta de uma hora de duração. Além do plantio, as crianças ainda aprender sobre meio ambiente, separação de lixo, importância do não-desperdício de água e limpeza de ambientes. “O foco é a horta, mas temos outras partes também do projeto”, acrescenta. Para participar, basta se inscrever.

Para manter o projeto ativo, o Comitê está aceitando doações, “seja de mão de obra, seja em dinheiro”. Para doar, basta entrar em contato com o telefone (65) 99288-1506. Siga o trabalho do Comitê Pró-Infância no Instagram.

Serviço

Horta no Bairro Ribeirão do Lipa
Rua Projetada 2, S/N

Horta no Jardim Passarelo
Travessa 20/22, S/N
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet