Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Música

Mestre da cultura

Documentário sobre Vera Capilé e disco comemorativo de 60 anos de carreira são lançados na próxima quarta

Documentário sobre Vera Capilé e disco comemorativo de 60 anos de carreira são lançados na próxima quarta
O documentário “Filhote Desse Lugar” e um disco comemorativo de 60 anos de carreira de Vera Capilé serão lançados na próxima quarta-feira (1), no Sesc Arsenal, em Cuiabá, a partir das 19h. Às 18h, Vera realiza noite de autógrafos para lançar oficialmente o livro “De Matto-Grosso a Mato Grosso: a trajetória de um caminhante”, dedicado ao pai, Sinjão Capilé. O acesso é livre.

Leia também: 
Apaixonada pelo amor, maquiadora de Cuiabá oferece atendimento especializado em noivas

Os eventos na próxima quarta-feira devem respeitar medidas de biossegurança como uso de máscaras e distanciamento social. No caso da sessão de lançamento do documentário, que traz relatos de amigos, familiares e parceiros artísticos, as vagas são limitadas diante dos protocolos. Mas, dependendo da demanda, será aberta nova sessão às 20h.

A artista, que percorreu várias fases, ressalta que a partir da data, parte de suas composições estará disponível para o mundo todo. “Nestes tempos a gente tem que apostar em plataformas de streaming né? Tatiana Horevicht, que apresentou esse projeto maravilhoso no edital da Lei Aldir Blanc, pediu que eu fizesse uma seleção especial. Entre as faixas estão rasqueados, cirandas e canções de ninar. A carro chefe é ‘Uma canção de amor’, valsa que meu pai compôs aos 23 anos”, se orgulha. A música compõe o primeiro disco da carreira, “Cuiabá, um canto de amor”.

O livro que Vera Capilé lança nesta quarta-feira é dedicado ao patriarca da família. “Incentivada por meu companheiro, Waldir Bertúlio, fiz uma série de entrevistas com meu pai em 1999. Foram 70 horas de áudio que transcrevi, encadernei e entreguei a ele para ajudar na produção de sua biografia. Uns três dias depois ele retornou: ‘quem foi que fez isso?’. Fiquei angustiada por medo de achar que ele não havia gostado. Foi quando ele me respondeu: ‘Está muito bem escrito e já está decidido. Não vai ser em primeira pessoa, vai ser em terceira. O livro é seu’”.

Rapidamente ela correu à editora Maria Teresa Carrión Carracedo, da Editora Entrelinhas. “E cá está o livro que eu lanço nesta quarta-feira, com incentivo da Lei Aldir Blanc e aproveitando a ocasião da homenagem. Sou eternamente grata a Tatiana que propôs o projeto e à minha filha, Juliana Capilé, que foi quem dirigiu o documentário”. 

Ambos os projetos foram aprovados por edital da Lei Aldir Blanc realizado pelo Governo de Mato Grosso via Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer em parceria com o Governo Federal, via Secretaria Nacional de Cultura do Ministério do Turismo.

Serviço

1º de setembro
18h às 19h, na Choperia do Sesc Arsenal
Lançamento do livro “De Matto-Grosso a Mato Grosso”: acesso livre
A partir das 19h
Cinema do Sesc Arsenal
Lançamento do documentário e álbum de 60 anos de carreira: lugares limitados. Caso haja demanda será realizada mais uma sessão, às 20h
(Com informações da assessoria)
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet