Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Artes visuais

Reconhecido nacionalmente

Beto Dois a Um lamenta morte de artista plástico: “será sempre lembrado por seu trabalho tão sensível”

Foto: Reprodução

Beto Dois a Um lamenta morte de artista plástico: “será sempre lembrado por seu trabalho tão sensível”
Secretário de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Secel-MT), Beto Dois a Um lamentou a morte do artista plástico Valdivino Miranda, que faleceu na madrugada desta quarta-feira (11). Internado no Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), Valdivino lutou contra um câncer no intestino por cerca de um mês, mas não resistiu ao avanço da doença.

Leia também:
Vítima de câncer, artista plástico reconhecido nacionalmente morre em Cuiabá

Aprendiz do saudoso Nilson Pimenta, Valdivino escreveu seu nome na história das artes visuais e será sempre lembrado por seu trabalho tão sensível. Neste dia, manifestamos nossa solidariedade aos seus familiares e aos companheiros de jornada. Vai ter festa no céu junto a Adir Sodré, João Sebastião, Benedito Nunes, Clovis Irigaray”, disse Beto.

Nas redes sociais, o coletivo “SOS Museus MT” divulgou uma nota de pesar. “Mato Grosso perde mais um artista. Valdivino Augusto Miranda faleceu hoje em Cuiabá. Com uma extensa participação em salões de arte na Bienal Naifs do Brasil do Sesc Piracicaba, era um dos mais destacados pintores do estado, com uma obra pautada pelo imaginário pantaneiro”.

A trajetória profissional de Valdivino começou em 1990, quando passou a integrar o Ateliê Livre, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), sendo orientado pelo artista Nilson Pimenta, que faleceu em 2017.

Além da Bienal Brasileira de Arte Naif, entre as mostras e premiações que participou, estão o 5º Salão Unama de Pequenos Formatos (Belém) e 3º Salão do Museu de Arte Moderna da Bahia. O artista também foi premiado no XIX Salão Jovem Arte Mato-Grossense, em 2000.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet