Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Política Cultural

Sem data de entrega

Homenagem a Adir Sodré na Praça 8 de Abril será feita por Luzinan Alves, diz Emanuel

Foto: Reprodução

Homenagem a Adir Sodré na Praça 8 de Abril será feita por Luzinan Alves, diz Emanuel
Ainda sem data prevista, a entrega da réplica da obra “Árvore de Todos os Povos”, de Wlademir Dias-Pino, e uma homenagem a Adir Sodré foi reforçada pelo prefeito Emanuel Pinheiro (DEM) nesta terça-feira (3). O chefe do executivo municipal afirmou que Luzian Alves de Oliveira é o artista responsável pela homenagem de Sodré.

Leia também:
Benedito Nunes será homenageado durante nova edição do Salão Jovem Arte de Mato Grosso

“A Praça 8 de Abril, nosso patrimônio cultural, tem duas obras que são símbolo da alma da cuiabania. A obra de arte do Wladimir Dias-Pino será devolvida ao local, com todas as honras, exatamente como era. Da mesma forma, o inesquecível presente do Adir Sodré será agora eternizado nas mãos do ilustre Luzinan [Alves Oliveira], um artista extraordinário, autorizado pela própria familia”, diz o prefeito ao lado da secretária Municipal de Cultura de Cuiabá, Carlina Jacob.

A obra de Dias-Pino foi removida da Praça Oito de Abril em razão da reforma do local, no início de 2019. Após sua reinauguração, em dezembro do mesmo ano, o setor cultural estranhou a troca do monumento por outra escultura. Já em janeiro de 2020, a Secretaria de Cultura prometeu que devolveria a “Árvore de Todos os Povos” ao local, mas em outubro o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) admitiu que a Prefeitura havia “perdido” o monumento. No mesmo local, foi apagado com tinta um mural pintado por Adir Sodré.

Adir morreu em 2020, e Wlademir já é falecido desde 2018. Como solução, o prefeito prometeu entregar uma réplica do monumento, e irá encontrar com a família de Sodré uma alternativa para o mural. A data de entrega destas novas obras, no entanto, também já foi mudada diversas vezes. A última promessa era de que ela aconteceria no aniversário de Cuiabá em 2021.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet