Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Artes Cênicas

Aldir Blanc

Integrante do Flor Ribeirinha faz apresentações de danças folclóricas neste domingo

Foto: Reprodução

Integrante do Flor Ribeirinha faz apresentações de danças folclóricas neste domingo
Contemplado pela Lei Aldir Blanc por meio da Prefeitura de Cuiabá, o dançarino Michel Brito apresenta, neste domingo (1), as manifestações folclóricas de cinco regiões brasileiras através de live às 8h, 10h, 17h e 20h, com uma hora de duração cada. O evento será transmitido por meio das redes sociais, Instagram e YouTube do dançarino.

Leia também:
Cuiabana é semifinalista de reality show da FitDance; saiba como votar

O evento marca a abertura do mês do folclore. Durante a Live serão abordados vários pontos com explicações teóricas da cultura popular das regiões brasileiras, além de falas sobre as principais experiências, o desenvolvimento de ações de manutenção e divulgação da cultura popular brasileira.

O dançarino, que integra o grupo de dança Flor Ribeirinha, já participou de intercâmbio cultural em vários festivais nacionais e internacionais de danças populares. Ele ressalta que estes saberes e vivências culturais se dão com a participação efetiva nas atividades realizadas desde o ano de 2010, através da Associação Cultural Flor Ribeirinha e no ponto de cultura Quintal da Domingas, localizados na comunidade de São Gonçalo Beira Rio em Cuiabá.

Através dessas experiências, ele mergulhou em ensino aprendizagem do conhecimento popular estimulado através da dança que tem como influência a ancestralidade indígena, africana e europeia expressa no Siriri, Cururu, Rasqueado e outras formas de manifestações da cultura popular.

Junto com o grupo, o dançarino participou do Festival Internacional de Dança de Joinville em 2013, do Festival Internacional de Folclore do Ceará em 2015, no evento das Olimpíadas do Rio de Janeiro em 2016, no Festival Terranostra na Itália em 2015, no Festival Internacional de Dança da Coréia do Sul em 2016, no Festival Internacional de Dança da Turquia em 2017, onde o grupo Flor Ribeirinha conquistou o prêmio mundial. Em 2018, participou de apresentação na Rússia e França. Posteriormente integrou a turnê nos Festivais na Bélgica, Holanda, França e Alemanha em 2019. Este ano, participou de forma remota do Festival Internacional de Danças Folclóricas da Polônia.

Além das apresentações nos festivais da cultura no território nacional e internacional, Michel Brito, também integra os projetos de formação de novos dançarinos do grupo Flor Ribeirinha. 'trocando experiências e saberes, contribui para a formação de jovens e adultos na aprendizagem e desenvolvimento motor, cognitivo e afetivo', destaca o dançarino, oportunizado pela tradição e processos de criação de espetáculos artísticos.

Acesse as redes do dançarino AQUI.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet