Olhar Conceito

Terça-feira, 19 de março de 2024

Notícias | Comportamento

Saiba quando

Grupo organiza carreata para conscientizar sobre aleitamento materno em Cuiabá

Foto: Reprodução

Grupo organiza carreata para conscientizar sobre aleitamento materno em Cuiabá
O Grupo de Apoio Supermães organiza uma carreata para conscientizar sobre o aleitamento materno no próximo dia 31 de julho, a partir das 9 horas, com concentração na Praça das Bandeiras, na Avenida do CPA, e dispersão na Praça Alencastro, Centro de Cuiabá. O objetivo do evento é chamar a atenção para o Agosto Dourado, mês de conscientização sobre o aleitamento materno, que este ano traz o tema "Proteger a Amamentação: uma responsabilidade de todos".

Leia também:
Apoiado por construtora de Cuiabá, filme debate alimentação saudável durante a infância

Segundo a presidenta do Grupo de Apoio Supermães, a fisioterapeuta Josemara Lima, ainda existe muito preconceito e falta de informação em torno do tema amamentação e, por isso, é preciso colocar o assunto em discussão na sociedade, para que mães e filhos possam se beneficiar do aleitamento materno.

"Muitas mulheres que acabaram de ter bebê querem amamentá-lo, mas, por conta da rotina cansativa e falta de alguém para ajudar, acabam não tendo as condições básicas de se cuidarem para poder estar bem para amamentar. Em outros casos, até existem pessoas em volta ajudando as tarefas da casa e nos cuidados com a criança, mas, no aspecto emocional, acabam abalando a mãe com comentários desmotivadores. As pessoas precisam entender que para produzir leite a mulher precisa estar bem alimentada e hidratada, descansada e com a mente tranquila, pois, tudo isso influencia na descida do leite", afirma.

Manifestação

A escolha da manifestação em forma de carreata ocorreu para poder manter o distanciamento social. Além do Grupo de Apoio Supermães na organização, o evento contará com a presença de representantes de diversos órgãos e entidades, como: Do Ventre ao Coração, Associação de Doulas de Mato Grosso (Adomato), Família Canguru, IBFAN Brasil, Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá, Secretaria de Estado de Saúde, Agosto Dourado Mato Grosso, Secretaria Municipal da Mulher, Câmara Municipal de Cuiabá.

Para viabilizar a organização da carreata, as organizadoras fizeram uma vaquinha virtual, com o intuito de arrecadar R$ 1 mil, valor suficiente para pagar um carro de som e 30 bandeiras douradas, em alusão ao Agosto Dourado. Quem tiver interesse em contribuir, basta clicar aqui. 

Âmbito nacional

Uma pesquisa nacional sobre nutrição infantil, conduzida pelo nutricionista Cristiano Boccolini, doutor em Epidemiologia em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz), mostrou que em 2013, apenas 36% dos bebês menores de seis meses recebiam aleitamento materno exclusivo no Brasil.

Quanto ao aleitamento materno no primeiro ano de vida naquele ano, a taxa era de 45% das crianças nessa faia etária. Já no segundo ano de vida das crianças, os dados apontam que em 2013, estava em 31%.

A organização ressalta que esses dados devem ser lembrados no dia da carreata para reforçar que somente com o apoio da família, da sociedade e do poder público, as crianças terão condições de receber os devidos cuidados em sua primeira infância e que isso faz parte da construção de um futuro melhor para todos.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet