Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Artes visuais

Projeções Poéticas

Fachada da Igreja Nossa Senhora de Santana é tomada por flores e mensagens positivas neste sábado

Foto: Reprodução

Fachada da Igreja Nossa Senhora de Santana é tomada por flores e mensagens positivas neste sábado
A fachada da Igreja Nossa Senhora de Santana é tomada por flores e mensagens positivas neste sábado (24) por conta do projeto “Sou Natural, Sou Natureza”, do coletivo Projeções Poéticas. O projeto já passou pelo Beco do Candeeiro, Praça da Mandioca e Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, em Cuiabá.

Leia também:
Digital influencer de MT é confirmada em reality show para a TV

"A relação com a arquitetura também é marcante, pois cada plataforma, parede, muro nos dá um resultado único. Cada projeção é especialmente preparada para o suporte em questão. Estamos animados em promover esse diálogo das imagens com o patrimônio histórico de Chapada dos Guimarães”, ressaltou Daniela Kern, uma das envolvidas no projeto.

O projeto do coletivo tem a intenção de provocar reflexão sobre o modo como nos integramos (ou não) à natureza. Além de ser alvo de apreciação da produção artística e momento de lazer, as projeções têm o intuito de despertar a consciência ambiental, explicou a artista visual.

Com interesse nas questões ambientais, Kern já vivenciou experiências impactantes, como em Brumadinho (MG). “Foi desolador ver a natureza degradada, rios que alimentavam comunidades tradicionais tomados pela lama. Peixes mortos no entorno. Precisamos refletir sobre a maneira como nos relacionamos com ela”, alertou.

Poemas escritos por Daniela se fundem às imagens, fruto das colagens da também artista visual, Raquel Diógenes com paleta de cores marcantes pensada por Ismael Borges Jr. “Raquel somou muito à construção visual”. 

Outros colaboradores

Contribuíram também, o assistente de produção, Nicolas Miranda, a artista especializada em arte viva, Elisa Ilumina, o artista plástico Raurício Barbosa, que transformou o corpo de Elisa em suporte artístico, Bruna Isumavut, light designer que trabalhou com a composição de luz para as cenas de Elisa e Luis.

“Dona Sebastiana, anciã e benzedeira nos inspira com seu modo de vida e por isso, virou presença marcante nas projeções que também trazem imagens de seu jardim, do sítio onde mora em Várzea Grande”.  
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet