Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Arquitetura, décor e design

Guia de Identidades

Cuiabana lança livro sobre arquitetura e urbanismo da capital mato-grossense

Foto: Reprodução

Cuiabana lança livro sobre arquitetura e urbanismo da capital mato-grossense
A arquiteta e urbanista Ana Vittori Frigeri lança na próxima segunda-feira (26) o “Guia de Identidades de Cuiabá Contemporânea: registro de um olhar sobre a cidade, em busca de vestígios de nossas identidades”. O lançamento será realizado de forma virtual, no dia 26 de julho, no perfil da autora e da editora Carlini & Caniato.

Leia também:
Documentário e livro contam a história de ribeirinhos do Rio Araguaia

O Guia é um convite para cuiabanos de tchapa y cruz, “paus rodados”, pesquisadores, curiosos ou apaixonados por cultura, patrimônio e, claro, Cuiabá, conhecerem as várias facetas dessa cidade tricentenária no centro-oeste do Brasil. O texto é de fácil leitura, com forte apelo visual por meio de mapas e imagens da capital mato-grossense.

A obra da cuiabana traz roteiros de algumas formas de olhar, conhecer e “consumir” Cuiabá e seus atrativos turísticos, culturais e patrimoniais, sejam eles “oficiais” ou não. O livro obra é dividido em quatro capítulos, sendo os dois primeiros voltados a uma breve apresentação dos conceitos de identidades na contemporaneidade e aspectos culturais cuiabanos.

Assim, diferente dos guias turísticos oficiais, ela mescla conteúdos teóricos e “experiências” (ou maneiras) de ver a cidade. São elas: Cuiabá antiga, Cuiabá moderna, Cuiabá nos muros, Cuiabá nas ruas e Cuiabá do alto.

Da faculdade para Aldir Blanc

O projeto nasceu em 2017, quando Ana ainda era graduanda na Faculdade de Arquitetura, Engenharia e Tecnologia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Ela passou a pesquisar sobre as identidades locais, tendo como base a leitura do espaço urbano e as várias possibilidades de vivenciá-lo. Posteriormente, em 2020, viu por meio da Lei Aldir Blanc a oportunidade de publicar o Guia.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet