Olhar Conceito

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Política Cultural

Projeto da ufmt

Exposição fotográfica do Misc “viaja” pela Cuiabá do século XX; veja fotos

Foto: Reprodução

Exposição fotográfica do Misc “viaja” pela Cuiabá do século XX; veja fotos
Um projeto do curso de Arquitetura da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) reúne inúmeras fotografias da capital mato-grossense no século passado. A exposição “Cuiabá Através do Tempo: Fotografias do Século XX” está disponível de forma online, por meio do Museu de Imagem e Som de Cuiabá (MISC), com audiodescrição para tornar mais acessível para as pessoas.

Leia também:
Secretaria anuncia revitalização de “discoporto” para fomentar o turismo local; veja fotos

Compõem a exposição fotografias que foram tiradas entre as décadas de 1910 e 1990, oferecendo uma amostragem da coleção de fotografias analógicas do MISC. As imagens são fruto da acumulação, durante décadas, da secretaria de comunicação do município de Cuiabá. No geral, são fotografias de perfil institucional, contudo, evidenciam práticas cotidianas que ajudam a recobrar um pouco do passado da cidade de Cuiabá e da baixada cuiabana.

O acervo é dividido em quatro álbuns digitais: “A Cidade”, “As Pessoas”, “As Igrejas” e “Os Eventos”. O formato geral das fotografias são 18 x 24 cm e tamanhos inferiores a 10 x 15 cm, em papel cartão 120 gramas, revelados em preto e branco em emulsão de gelatina ou colóide de prata.

O álbum “A Cidade” reúne fotos em sua maioria das décadas de 1980 e 1990, mostrando a construção de diversos prédios históricos. Já “As Pessoas” remete a sociedade cuiabana, como ela vivia no século passado. “As Igrejas” revela o patrimônio religioso da capital mato-grossense. Por fim, “Os Eventos” traz eventos sociais que marcaram os cuiabanos: comemorações de aniversário, carnavais, festas regionais e feiras. Confira nos álbuns aqui.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet