Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Literatura

MEDIDAS DE BIOSSEGURANÇA

Biblioteca Estevão de Mendonça reabre as portas na próxima segunda com horário reduzido

Foto: Reprodução

Biblioteca Estevão de Mendonça reabre as portas na próxima segunda com horário reduzido
A Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça reabre as portas na próxima segunda-feira (5) com horário reduzido de funcionamento, entre 12h às 18h. O acesso à Biblioteca requer uso obrigatório de máscara de proteção e será limitado a cinco pessoas, de acordo com o tamanho do espaço pretendido.

Leia também:
Livros narram a história do futebol em Cuiabá desde a criação dos primeiros clubes e campeonatos

Com salas para coleção de livros de diversas áreas do conhecimento humano, que inclui literatura, infantil, mato-grossense, braile, indígena e outras, a maior biblioteca pública de Mato Grosso reduziu mesas e cadeiras pela metade para garantir o distanciamento social em cada espaço. Também será disponibilizado álcool 70% para higienização das mãos na entrada da Biblioteca e em todas as salas de estudos.

As visitas guiadas de escolas, grupos de pessoas, turistas e público em geral só serão feitas neste momento com agendamento prévio pelos meios de contato da biblioteca ou preenchendo o formulário diretamente no site. Para utilização do Salão Nobre, é necessário o protocolo de ofício na Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT).

O uso do laboratório de informática está impossibilitado temporiamente porque os computadores passam por processo de manutenção. Assim que solucionados os problemas, o laboratório volta a funcionar com atendimento adaptado ao período de pandemia.

Para empréstimos de livros, o procedimento continua o mesmo:  apresentação da carteirinha da Biblioteca, cada usuário pode emprestar até três títulos de livros por vez, com 10 dias corridos para devolução, podendo ser renovados. 

A diferença agora é que os livros disponíveis nas estantes não poderão ser tocados pelo leitor. Com o atual protocolo de biossegurança, o título deverá ser informado ao atendente da sala, que dará a assistência seguindo as recomendações necessárias. Ainda é recomendado que os livros sejam solicitados e reservados antecipadamente por telefone ou e-mail.

Após a devolução, a equipe da Biblioteca Estadual colocará os livros em quarentena para posterior higienização e retorno ao acervo. O procedimento visa assegurar os cuidados necessários para os próximos empréstimos. Confira o resumo das medidas de prevenção à covid na reabertura da Biblioteca Estevão de Mendonça:
  • Atendimento presencial das 12h às 18h;
  • Uso de máscara OBRIGATÓRIO durante todo período de permanência na biblioteca; 
  • Disponibilização de álcool 70% para higienização das mãos em todos os espaços;
  • Redução de mobiliário e limitação de quantidade de pessoas por sala para manter o distanciamento social;
  • Agendamento de visitas e reservas de livros por telefone, e-mail ou site;
  • Procura e separação de livros feitas pela própria equipe da biblioteca para que os materiais das estantes não sejam tocados pelos usuários;
  • Quarentena e desinfecção de livros devolvidos antes de próximos empréstimos.

A orientação é que o usuário agende antecipadamente o horário pelo telefone 65 6313-9240 ou pelo email bibliotecaestadual@secel.mt.gov.br
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet