Olhar Conceito

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Notícias | Artes Cênicas

DOMINGÃO DOS BONECOS

Sesi bonecos segue neste domingo com espetáculos de companhias do mundo todo

A companhia Giramundo inicia a programação deste domingo

A companhia Giramundo inicia a programação deste domingo

Logo mais, às 16h30, os artistas do Sesi Bonecos Mundo entram em ação e suas criações ganham liberdade, encantando crianças e adultos. O maior festival de Teatro de Bonecos do país chega a sua décima edição e volta a Cuiabá, após um intervalo de quatro anos.

Coleção de marionetes levará o público a uma viagem aos quatro cantos do mundo

A ocasião é um verdadeiro encontro de arte e criatividade com teatro de formas animadas, que reunirá plateias de todas as idades, apresentando diversas técnicas, expressões e linguagens. Por lá estão montados cenários que pesam toneladas e espetáculos onde o corpo é o palco, da tradição à contemporaneidade. 

Hoje, tem espetáculos de várias regiões brasileiras e ainda, mostras de filme, exposição e um ateliê-show com mestres nordestinos. Neste, os mestres mamulengueiros se apresentarão e ensinarão como fazer bonecos. É aqui que entra também uma das referências desta arte em Mato Grosso, Carlão dos Bonecos.

Entre companhias de várias regiões do país, figuram ainda neste domingo, companhias russas, italianas e coreanas. Entre os destaques está o preciosismo do marionetista Phillip Huber, da companhia americana The Huber Marionettes que é um dos grandes expoentes mundiais da difícil arte da marionete de fio, onde a fantasia nasce justamente da impressão de realidade.

Aclamado entusiasmadamente pela crítica da América do Norte e Europa, com trabalhos em teatro, em televisão e em cinema, tornou-se particularmente conhecido como o marionetista que dava vida aos bonecos do filme Quero ser John Malkovich e recentemente ao Arrasa Quarteirão da Disney, Oz, Mágico e Poderoso, com direção de Sam Raimi, o mesmo de Homem Aranha 3.

A exposição

O público terá o privilégio de conferir a exposição Coleção Magda Modesto: Títeres dos Quatro Cantos do Mundo. São exibidas mais de 130 peças do acervo pessoal da pesquisadora, colecionadora e curadora de exposições de títeres populares, Magda Modesto, morreu em 2011, mas seu “tesouro” continuo garantindo que mais pessoas se encantem a arte de dar vida aos bonecos. As peças que estarão expostas foram adquiridas em viagens para pesquisas de Magda aos continentes europeu, africano, asiático e americano.

Manequins vestidos com a indumentária original vão manipular títeres, transmitindo ao público a ação da interpretação do ator-manipulador. Ainda haverá projeções criando a ambientação de cada continente visitado por Magda e um títere multi-global propondo uma visão agregadora de diferentes culturas.

Confira a programação completa:




Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet