Olhar Conceito

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Artesanato

Coletivo Ceramistas do Mato

Exposição traz obras de ceramistas de Cuiabá e outras quatro cidades de MT a partir desta quinta-feira

Foto: Reprodução

Exposição traz obras de ceramistas de Cuiabá e outras quatro cidades de MT a partir desta quinta-feira
O Coletivo Ceramistas do Mato exibe obras de 23 artistas de Cuiabá, Várzea Grande, Chapada dos Guimarães, Tangará da Serra e Sorriso de forma online a partir da próxima quinta-feira (10). A exposição  “Pantanal: das águas, das matas, do barro”, que fica em cartaz por três meses, integra a “III Mostra de Cerâmica do Mato”.

Leia também:
Conheça 23 ceramistas de Cuiabá, VG e outras três cidades de Mato Grosso

A partir do tema escolhido, cada artista participante produziu até três peças a serem exibidas na mostra virtual. Eles foram remunerados em R$ 1 mil pelo trabalho e os que têm na produção da cerâmica, sua única fonte de renda, ainda receberam pró-labore de R$ 500.

A proponente Paty Wolff explica que antes de iniciarem a produção, tiveram orientação da curadoria sobre a temática e, após a conclusão das peças, esta mesma curadoria fez a seleção das produções que vão ser exibidas na “vitrine virtual”. Neste caso, decisão de Nice Aretê. Já a produção executiva da mostra é realizada pela professora doutora Ludmila Brandão, que assim como elas, é ceramista e integra o coletivo.

De Cuiabá, participam Anailde Gomes, Cleide Rodrigues, Irani Laccal Gomes, Jac Barroso, Leandro da Silva Oliveira, Ludmila Brandão, Mariza Mendes Fiorenza, Nice Aretê, Osmar Virgílio, Patty Wolff, Regina Lucia Ortega Calazans, Rhori Pereira, Rosylene Pinto e Tula Kirst. De Várzea Grande, Domiciano Marques dos Santos e Maria Oliveira. Representando Chapada, Lucileika da Silva David; Sorriso, Rosangela Maria de Jesus e Tangará da Serra, as artesãs Maria Sebastiana de Jesus Pinheiro (Dona Fia), Valéria dos Santos Menezes, Maria da Penha Dias, Rosane Fagundes Kraemer e Orlinda Meiato Gonçalves.

A ceramista, arquiteta e professora aposentada Ludmila Brandão juntamente à historiadora Suzana Guimarães, às comunicadoras Giordanna Santos e Quise Brito, que atuam na área de produção cultural, e o fotógrafo Fred Gustavos integram o coletivo multidisciplinar de consultoria e produção artístico-educacional Paratudo Artes, responsável pela elaboração e produção do Projeto da III Mostra de Cerâmica, do Coletivo dos Ceramistas do Mato.

“O site, trazendo um recorte da diversidade artística, representa um espaço de difusão do trabalho que garantirá ainda mais oportunidades de divulgação para o artesão. Afinal, seu portfólio está disponível o tempo todo para visualização de consumidores de arte de todo o globo”, destaca Ludmila.

Além da abertura da exposição, ainda na quinta-feira será realizada uma live, às 19h30, no canal da Paraturo Artes no YouTube. A mostra foi contemplada no edital MT Nascentes, realizado pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Secel-MT).
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet