Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Artesanato

Dona Judith

Tradicional redeira de VG é homenageada com exposição em shopping de Cuiabá

Foto: Reprodução

Tradicional redeira de VG é homenageada com exposição em shopping de Cuiabá
Uma das redeiras mais tradicionais de Limpo Grande, zona rural de Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, Dona Judith Pereira da Silva, de 61 anos, será homenageada com uma exposição no Pantanal Shopping, na capital. A exposição faz parte do projeto “Dona Judith: a redeira que teceu sua história”, que também entrega ao público um vídeo e um catálogo impresso em português, inglês e espanhol.

Leia também:
Academias em Cuiabá têm novo perfil de adeptos que buscam melhorar a saúde pós-covid

Nascida em Limpo Grande, Dona Judith trabalha com artesanato desde os 13 anos de idade e aprendeu com sua mãe o tear das redes. Tendo o artesanato como única fonte de renda, ela criou seus seis filhos com o dinheiro que ganhou vendendo redes, xales e echarpes.

Na época em que aprendeu a tecer com a mãe e as avós, a região ainda não contava com casas de aviamentos para comprar as linhas. Era a mãe de Judith que plantava o próprio algodão para fazer as redes. “Mamãe tinha um fuso e fiava o algodão para fazer rede para a gente dormir, com a linha que ela mesma fazia”, relembra.

A exposição está prevista para ser aberta ao público na próxima sexta-feira (4) e reúne peças produzidas por Dona Judith. Os primeiros 200 visitantes receberão o catálogo com histórias e fotos dos produtos da redeira, e os materiais expostos também poderão ser encomendados.

A exposição seguirá o horário de funcionamento do shopping, das 10h às 22h, e manterá todas as medidas de protocolo para prevenção à covid-19.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet