O racismo enfrentado pela mulher negra em Mato Grosso é tema do Concurso de Redação: Estudante on, Redação 1000!, promovido pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT). A ação faz parte do projeto Pré-Enem Digit@l MT e as inscrições vão de 5 a 30 de julho e serão premiados estudantes, professores e escolas.
Leia também:
Em MT, Gusttavo Lima pesca peixe de 30 kg, visita família ribeirinha e posa em foto com presidente da AL
Para participar, o estudante deve se inscrever no canal do
Pré-Enem Digit@l MT no YouTube e assistir às aulas de redação e interpretação de texto: Diferença entre competências e habilidades; Texto dissertativo-argumentativo - introdução; Texto dissertativo-argumentativo: desenvolvimento; e Texto dissertativo-argumentativo: conclusão.
As aulas estão disponíveis na playlist
“Inscrição Concurso de Redação”. Após essa etapa, os estudantes terão que preencher o formulário de inscrição com questões relacionadas aos temas tratados nestas aulas. O link para o formulário de inscrição será disponibilizado no último vídeo da playlist e estará aberto para preenchimento apenas durante o período de inscrição.
Os estudantes classificados entre o 11º e o 20º lugar receberão menção honrosa. Do 1º ao 10º, haverá premiação (ainda a ser definida pela Seduc - MT) aos estudantes, aos professores de Língua Portuguesa que os orientaram e à unidade escolar a qual pertencem.
O concurso é organizado pela Superintendência de Educação Básica e Superintendência de Diversidade, ambas da Seduc.
Etapas do concurso
As redações serão avaliadas em três etapas. Na primeira, os professores de Língua Portuguesa da escola em que o estudante está matriculado irão selecionar os três melhores textos daquela unidade. Depois, deverão encaminhar esses textos, digitalizados, para a Diretoria Regional de Educação (DRE) à qual pertencem.
Na segunda etapa, equipes das 15 DREs de Mato Grosso avaliarão as redações enviadas pelas escolas e escolherão as três melhores de cada polo. Por fim, na terceira e última etapa, os textos selecionados pelas Diretorias Regionais serão analisados por avaliadores da sede da Seduc, em Cuiabá.