Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Comportamento

MAIOR DO ANO

Superlua e eclipse lunar poderão ser vistos em Mato Grosso na próxima quarta-feira

Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto

Superlua e eclipse lunar poderão ser vistos em Mato Grosso na próxima quarta-feira
Uma superlua e um eclipse lunar parcial poderão ser vistos em Mato Grosso na próxima quarta-feira (26). Segundo a doutora em Astronomia pela Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IGA-USP), Telma Couto da Silva, já na próxima terça-feira (25), já será possível ver uma Lua “esplendorosa” ao anoitecer.

Leia também:
“Superlua rosa” deve ser vista em Cuiabá na próxima segunda-feira; veja horários

A “superlua” se trata do perigeu. Durante este fenômeno, a Lua tem uma distância média de 363 mil km da Terra, o mais próximo que o satélite pode chegar. Em Mato Grosso, o perigeu está previsto para acontecer às 21h53. A fase de Lua Cheia será às 7h15 no Estado. Esta será a maior superlua do ano.

Telma explica que já na próxima terça-feira a Lua estará “esplendorosa” ao se levantar no anoitecer, e também, ao surgir no céu no entardecer da próxima quarta-feira. Devido à ilusão de óptica, a Lua parece maior quando está próxima ao solo. 

Eclipse solar

Para a maioria dos que seguem o fuso horário de Mato Grosso quando o eclipse lunar parcial começar na próxima quarta-feira, às 5h44, a Lua estará quase se pondo, o que tornará extremamente difícil, mas não impossível, a sua observação, já que ela estará baixa no céu. Em Cuiabá ela irá se pôr às 6h02, mas, em Aripuanã, a oeste de Mato Grosso, o ocaso da Lua ocorrerá às 6h07, um pouco mais tarde, o que pode facilitar a observação inicial do fenômeno.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet