Olhar Conceito

Domingo, 19 de setembro de 2021

Notícias / Comportamento

GRATUITO

Projeto “Ateliê Gestando Arte” reúne criações de mães e gestantes em site; veja

Da Redação - José Lucas Salvani

08 Mai 2021 - 14:00

Foto: Reprodução

Projeto “Ateliê Gestando Arte” reúne criações de mães e gestantes em site; veja
O projeto “Ateliê Gestando Arte” reúne criações de mães, gestantes, artistas e doulas em um site lançado nesta sexta-feira (7), em comemoração ao Mês das Mães. Além de criações do Ateliê Gestando Arte, são expostas obras relacionadas às temáticas do feminino e da maternidade de autoria da equipe artística composta por mulheres mato-grossenses. 

Leia também: 
“O Legado de Júpiter", “Star Wars” e mais: filmes e séries para assistir em casa neste final de semana

Na plataforma, são destinados espaços para exposição das obras de cada artista oficineira, relacionadas às temáticas do feminino, à maternidade e à gestação. Especificamente na aba Maternidades em Construção, ficarão expostas as produções das participantes do Ateliê Gestando Arte, realizadas durante a vigência do projeto.

Entre as artistas participantes do projeto, estão a fotógrafa e psicóloga Jú Queiroz, a multi-artista e pesquisadora Thais Fernanda, a manualista e educadora Alice Pereira e a artista plástica e doula Daniela Monteiro, proponente do projeto.

No site, a equipe do projeto também disponibilizará um Manual de Despedida da Barriga, material em formato de ebook pensado como um apoio para gestantes, especialmente aquelas que estão na reta final e no período do puerpério. “Nossa intenção é de que ao lê-lo pudessem nos sentir bem pertinho, como um papo leve, um afago ao coração”, explica Anne Mathilde, uma das coordenadoras do ateliê.

“No manual, a gente mostra como a rede de apoio pode preparar a cerimônia de despedida da barriga para as gestantes, e como elas podem compartilhar esse momento com quem gostariam que estivesse próximo, mesmo que à distância. Também tem várias dicas sobre produção de tintas artesanais, pintura de barriga e conselhos sobre como passar por esse momento de forma mais leve”, explica Anne.

O projeto

O projeto contemplado no Edital MT Nascentes, da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Secel-MT), oportunizou oficinas de pintura, manualidades, autorretrato e modelagem em argila. Encontros terapêuticos e rodas de conversa sobre parto e maternidade também fizeram parte da programação voltada especialmente a gestantes e puérperas atendidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Cuiabá. 

O foco foram mulheres de comunidades da região Sul da capital. O Ateliê, inclusive, chegou a ter um espaço físico no bairro Jardim Imperial, onde foram realizados os primeiros encontros e oficinas, posteriormente adaptadas para o formato virtual devido de um novo pico de casos de covid-19 em Mato Grosso. 

Uma dessas mulheres contempladas pelo projeto foi Cirlene Pereira, moradora do bairro Pedra 90, que chega agora ao seu nono mês de gestação. Desempregada por conta da pandemia, ela viu no Ateliê Gestando Arte uma oportunidade de desenvolver novas habilidades e acabou encontrando um momento para si. 

“Todas as atividades que participei foram novidades pra mim. Eu tava fazendo uma consulta de rotina no postinho quando vi o cartaz e me interessei”, relata Cirlene. “Só o fato de você sair da rotina, conversar com alguém, já é muito bom, ainda mais aprendendo coisas novas. Isso faz toda a diferença”, reflete. 

Cirlene conta que, nesse período, aprendeu técnicas de aquarela e sobre amor próprio através da fotografia. Só lamenta ter tido pouco tempo de contato com o projeto, que, naquele momento, significou para ela uma rede de apoio necessária.

“Estamos vivendo um momento difícil, muitas vidas se perdendo, e eu me sentia com os pés e mãos atadas. Estava sem condições até de pagar passagem de ônibus e as meninas do projeto se disponibilizaram a me dar carona. Sou muito grata por tudo isso”, relata Cirlene. 
Entre em nosso grupo de WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Comentários no Facebook

Redes Sociais

Sitevip Internet