Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Artes visuais

NO MISC

Brava Festival inaugura primeira exposição feita por mulheres negras em Mato Grosso

Foto: Brava Festival

Brava Festival inaugura primeira exposição feita por mulheres negras em Mato Grosso
Começou na última segunda-feira (26), no Museu de Imagem e Som de Cuiabá (Misc), o período de visitação da exposição Brava, compondo o primeiro festival de artes visuais de mulheres negras realizado em Mato Grosso. Ao todo são 60 obras expostas entre esculturas, cerâmicas, pinturas em tela, ilustrações em aquarela, artes digitais, fotografias e artesanatos. O espaço segue aberto até o dia 21 de maio de segunda a sexta, das 08h às 17h. 

Leia mais: 
'Taichibanana': Grupo Tibanaré apresenta espetáculo cênico em temporada virtual

O projeto foi contemplado pelo edital Mostras e Festivais, da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Secel-MT), por meio da Lei Aldir Blanc. Já a exposição presencial conta também com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer de Cuiabá, que disponibilizou o espaço do Misc.

De acordo com uma das idealizadoras da ação, Hiasmyn L, o projeto tem como objetivo o incentivo ao processo artístico para jovens negras. “Queremos conversar principalmente com as adolescentes e jovens negras. Para isso, a curadoria procurou artistas negras também jovens, em quem podemos nos referenciar. Queremos reunir mulheres estreantes com mulheres experientes. Queremos apresentar para as adolescentes negras, que desenham no caderno agora, que elas podem ser artistas valorizadas e reconhecidas em um futuro muito próximo”, disse.

Foto: Brava Festival

O Brava Festival também realiza visitas guiadas. Para isso basta entrar em contato com a organização do evento e reservar o horário de sua preferência, pelo Instagram. A exposição também atende grupos de instituições públicas e privadas por meio de visitas virtuais por videoconferência guiadas por uma arte-educadora.

As escolas e instituições de todo estado de Mato Grosso que estiverem interessadas em agendar uma visita online podem entrar em contato também pelo e-mail: bravafestival@gmail.com ou pelo telefone (65) 98150-0520. Nestas visitas online os participantes poderão aprender mais sobre as diferentes técnicas de artes visuais e sobre o trabalho de cada artista negra que expõe no festival.

Durante a visitação presencial, todas as medidas de biossegurança devem ser respeitadas, como o uso de máscaras e higienização das mãos com álcool gel. Nas salas só serão permitidos grupos de até oito  pessoas, mantendo o distanciamento mínimo de dois metros.

Além da exposição, o Brava Festival já realizou oficinas, performances, palestras, consultorias e debates online, voltados à capacitação profissional de artistas de Mato Grosso. Todas as ações formativas estão disponíveis no site do festival, para acompanhar, clique aqui

Serviço: Exposição de Artes Visuais “Brava” 
Data: 26 de abril à 21 de maio 
Horário: 08h às 17h 
Local: Museu de Imagem e Som de Cuiabá (MISC) Rua 7 de Setembro, 1 - Centro Norte, Cuiabá - MT 
Classificação: Livre (Uma sala com classificação 16 anos) 
Mais informações: 
instagram.com/bravafestival 
bravafestival@gmail.com 
www.bravafestival.com.br 
(65) 99608-3792
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet