Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Literatura

'Tempos Tchapequara'

Cuiabana lança livro confeccionado à mão sobre vida e a cultura dos ribeirinhos de MT e SP

Foto: Raoni Nicci

Cuiabana lança livro confeccionado à mão sobre vida e a cultura dos ribeirinhos de MT e SP
A cuiabana Meire Pedroso lança, na próxima sexta-feira (30), um livro confeccionado à mão sobre a vida e cultura dos ribeirinhos de Cuiabá e Paraíba do Sul, em São Paulo. No total, "Tempos Tchapequara" terá 100 exemplares confeccionados pela ilustradora do projeto, Thaylla Barros, enquanto outras 500 cópias serão doadas para escolas públicas, espaços independentes e para a Fundação Cultural Cassiano Ricardo.

Leia também:
Colagens artísticas retratam personalidades importantes para a história de Cáceres

A obra de Meire foca pela vertentes poéticas da memória afetiva de uma mulher e sua trajetória das margens do rio Cuiabá para as margens do rio Paraíba do Sul. A autora tem uma conexão forte com sua ancestralidade indígena e africana, por isso pontua sua história entre os rios como fonte de transformação e renascimento, em trânsito com a cultura desses povos.

“Desejo incitar os leitores a pensar sobre a condição humana através de uma narrativa poética em conexão com o desejo de ver, ouvir e sentir as palavras. Trata-se de um livro para jovens e adultos, que desejam compreender as histórias como se fosse parte delas”, explica Meire Pedroso.

O lançamento será feito de forma online, por meio do Facebook, às 20h de sexta-feira. O projeto é realizado com recursos do Fundo Municipal de Cultura de São José dos Campos (SP) e inclui também cinco saraus literários e um mini-documentário com a participação de músicos, poetas, atores e grupos de cultura popular. Toda programação é gratuita e será transmitida online.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet