Olhar Conceito

Terça-feira, 19 de março de 2024

Notícias | Comportamento

Primeira de 2021

“Superlua rosa” deve ser vista em Cuiabá na próxima segunda-feira; veja horários

Foto: Reprodução/Divulgação

“Superlua rosa” deve ser vista em Cuiabá na próxima segunda-feira; veja horários
O fenômeno astronômico “superlua rosa” poderá ser visto em Cuiabá na próxima segunda-feira (26). A visibilidade, entretanto, depende das condições climáticas na capital. Segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), que é ligado ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a previsão para segunda é um céu totalmente encoberto por nuvens.

Leia também:
Municípios de MT podem perder R$ 2,8 milhões em recursos da Lei Aldir Blanc; veja quais

O horário específico varia conforme o município, mas especialistas (via Claudia) acreditam que o fenômeno deve acontecer por volta das 18h (horário de Cuiabá). Segundo o Heavens Above, na capital mato-grossense, na segunda-feira, a Lua Cheia nasce às 17h22, enquanto se põe às 5h12. Sua altura máxima será atingida às 23h47, estando a 357.607 km.

A “superlua” se trata do perigeu. Durante este fenômeno, a Lua tem uma distância média de 363 mil km da Terra, o mais próximo que o satélite pode chegar. O ápice do perigeu em Cuiabá está previsto para a próxima terça-feira (27), às 11h23, quando estará a 357.378 km de distância.

Apesar do nome dado, a Lua não atinge totalmente a coloração rosa. Este fenômeno recebeu esse nome no Almanaque do Velho Fazendeiro, fazendo referência a uma flor chamada flox (Phlox subulata), típica do leste dos EUA.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet