Olhar Conceito

Terça-feira, 19 de março de 2024

Notícias | Comportamento

COMEÇOU COMO BRINCADEIRA

Em sua sétima edição, concurso em Acorizal elege o “Gato da Baixada”; conheça os candidatos

Foto: Reprodução/Divulgação

Em sua sétima edição, concurso em Acorizal elege o “Gato da Baixada”; conheça os candidatos
Em sua sétima edição, o “Gato da Baixada”, idealizado pelos amigos Junior Barreto, Wagno Slash e Odilson Júnior, elege o homem mais “gato” de Acorizal (a 51 km de Cuiabá). O concurso surgiu como uma brincadeira entre amigos e, desde sua edição passada, tem recebido atenção de moradores de diversas localidades do Brasil. Segundo Júnior, o “Gato” tem como objetivo viabilizar o município onde mora.

Leia também:
Exposição fotográfica “Insights” começa nesta terça-feira no Galeria Casa Antiga

“Com isso, a gente divulga o nome da nossa cidade, entendeu? O pessoal começa a fomentar. Eu como comerciante, acho bom mostrar nossa cidade Acorizal. Querendo ou não, podemos atrair empresários para investir aqui. A nossa intenção como morador de Acorizal e filho dessa terra é essa: fazer que o mundo veja que Acorizal existe”, conta Júnior ao Olhar Conceito.

As inscrições para participar não são muito formalizadas. Os interessados em se candidatar bastam ir até o estabelecimento comercial de Júnior e dar seu nome, de forma totalmente voluntária. Nenhum dos candidatos são forçados a participar, afirma Júnior. Na edição de 2021, são seis participantes: Nézio (ou Botoado), Mauro (ou Gaucinho), Belo de Acorizal, Ronail, Luciano (ou Jagunço) e Ditão (ou Tubarão).

O concurso começou há sete anos, quando um grupo de amigos que tomam tereré juntos decidiu eleger o mais “gato” da cidade onde moram. Na época, procuraram escolher um nome que simbolizasse melhor a brincadeira e decidiram por “Gato da Baixada”.

Quando iniciaram a brincadeira, não imaginavam ver a cidade tão envolvida e sequer pensavam em qualquer repercussão. As primeiras votações eram feitas de boca a boca e tampouco haviam redes sociais para divulgar o evento. Neste ano, o concurso conta até mesmo com site que dedica um espaço exclusivo para a votação.

Neste ano, o concurso conta com diversos patrocinadores. Júnior destaca que o evento cresceu e afirma que só é possível realizar desta forma graças ao público e aqueles que optaram por ajudar com algum patrocínio.

Os prêmios são variados. Tem cerveja, sacolões e roupas. Apesar da brincadeira, Júnior pensa como uma oportunidade de ajudar os participantes porque, como ele explica, “muitos são pobres e não tem condição”. Aos finais de ano, ele também arrecada cestas básicas. 

Os candidatos foram revelados na última sexta-feira (16) e nas redes sociais cada um deles pede voto ao público, contando também com o apoio de outras pessoas. A votação para eleger o mais “gato” de 2021 se iniciou nesta segunda-feira (19) e chegará ao fim no próximo dia 1º de Maio. A revelação do vencedor está prevista para ser feita em uma live nas redes sociais. Para votar no candidato favorito, basta acessar aqui.

“Sempre fazemos um ao vivo no meu Facebook. No ano passado, fizemos a premiação em frente à nossa loja e foi bem bacana. O vencedor veio aqui, pegou as caixas de cerveja e carne. Como fazem grupos, eles se reúnem e fazem a comemoração deles. O intuito é sempre esse aí: trazer o Lazer”, conta.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet