Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Arquitetura, décor e design

'Memórias de um Restauro'

Projeto mostra processo de restauração de casa no Centro Histórico de Cuiabá

Foto: Fred Gustavos

Projeto mostra processo de restauração de casa no Centro Histórico de Cuiabá
Nesta sexta-feira (16), a partir das 16h, o projeto “Memórias de um Restauro” apresenta o processo de recuperação da Casa 603, no Centro Histórico de Cuiabá, como forma de contribuir para a educação patrimonial e preservação do patrimônio na capital mato-grossense. A apresentação será feita totalmente online, no YouTube e Facebook do projeto.

Leia também:
Após perder bolsa, estudante da UFMT se junta com namorada para vender cadernos artesanais​
 

A arquiteta, historiadora e professora universitária aposentada, Ludmilla de Lima Brandão comprou a residência em 2019. Posteriormente, encaminhou um projeto para a Prefeitura de Cuiabá e teve uma ação aprovada por meio do edital da Lei Federal Aldir Blanc em Cuiabá, executada pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, com apoio do Conselho Municipal de Política Cultural.

A proprietária, que também é proponente do projeto contemplado em edital executado pelo município de Cuiabá, conta que à medida que a equipe contratada para a obra trabalhava no restauro da casa, ela foi reconhecendo a importância histórico-arquitetônica do espaço e identificando a necessidade de registrar todo o processo.

"Ter sido contemplada com recursos deste Edital é a oportunidade de efetivar essa Memória e compartilhar os conhecimentos produzidos ao longo da requalificação, que acreditamos poderá não apenas beneficiar profissionais e estudantes que desejam atuar com patrimônio histórico, mas, principalmente, sensibilizar outros proprietários/moradores ou potenciais proprietários para iniciativas semelhantes e até mais audaciosas em termos de investimento", destaca.

Ao longo do processo de restauração, o arquiteto André Campos e o fotógrafo Fred Gustavos fizeram registros de imagens para poder refazer o percurso de restauro.  Assim, os registros fotográficos do imóveis e textos do Memorial Descritivo farão parte de um espaço expográfico na residência.

A casa abrigará a Sede e Residência Artística da Paratudo Artes - um coletivo interdisciplinar composto por ela, pelo fotógrafo e artista visual Fred Gustavos, por Suzana Guimarães (Doutora em História), Quise Gonçalves (Doutora em Estudos de Cultura Contemporânea) e Giordanna Santos (Doutora em Cultura e Sociedade).
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet