Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Música

'Ouvinte Pensante'

Curso online aborda técnicas de trilha sonora, sonoplastia e composição; inscrições abertas

Foto: Reprodução/Divulgação

Curso online aborda técnicas de trilha sonora, sonoplastia e composição; inscrições abertas
O curso “O Ouvinte Pensante: o som contemporâneo e as transversalidades nas produções artistas”, transitando por princípios da música e sons funcionais, abordará técnicas de trilha sonora, sonoplastia, composição, estética, canto e canções. Totalmente online, o curso será realizado entre os dias 22 de março e 27 de abril, com inscrições abertas até a próxima sexta-feira (19).

Leia também:
Curta-metragem realiza concurso cultural de minicontos com prêmio de R$ 1000 e adaptação audiovisual


“Quem se dedica a essa área, da produção musical para teatro, cinema e artes cênicas reconhece a carência de profissionais em Mato Grosso. E a pandemia, mesmo com todas as adversidades impostas ao setor cultural, revelou novas perspectivas. Daí a importância de investir em formação e capacitação”, destaca Leonardo Djan, professor de Sonoplastia da MT Escola de Teatro e idealizador do projeto. 

Participam do curso o compositor, pesquisador e professor doutor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Roberto Victório. Seu catálogo reúne mais de três centenas de obras executadas nos principais eventos de música contemporânea, recebendo trinta e um prêmios de composição no Brasil e no exterior. Tem 14 CDs gravados, sendo que dois premiados pela Tribuna da Unesco.

O regente especialista em Canto Coral, Jeferson Neves, também participa. Desenvolveu inúmeros trabalhos no universo da música, foi fundador, diretor, maestro, arranjador, pianista e cantor dos coletivos Coro Experimental MT, Boca de Matilde, Alma de Gato e Mesa Pra 6.

Ele também atuou em grandes produções da Orquestra e Coral da UFMT, como cantor e solista da Ópera “A Flauta Mágica”, de Mozart ou da Cantata Profana de Carl Orff, “Carmina Burana” e arranjador, orquestrador, cantor e regente em diversas temporadas de concertos da Orquestra do Estado de Mato Grosso.

“As aulas são no formato discursivo, mas há tempo reservado para análise de peças e filmes, assim como debates e propostas de experimentos. Subsídios que utilizaremos para estimular o desenvolvimento da escuta e para interpretações que esse universo possibilita”, descreve Djan.

“O Ouvinte Pensante” é indicado a profissionais e estudantes de artes cênicas, cinema e música, com 12 aulas de 3 horas de duração cada, toda segunda e terça-feira, a partir do dia 22 de março, sempre às 18h30. As salas serão abertas na plataforma Zoom e para troca de material e experimentos artísticos será feita via Moodle. As inscrições podem ser feitas aqui.

O projeto foi selecionado no Edital MT Nascentes realizado pelo Governo de Mato Grosso, via Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT). Conta ainda com apoio cultural para certificação, suporte e divulgação, da MT Escola de Teatro, Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Grupo Cena Onze e SP Escola de Teatro.

Leonardo Djan

Leonardo Djan é artista Docente de Sonoplastia na MT Escola de Teatro, produtor/diretor audiovisual, editor de áudio, vídeo e mixador. Fez música para Cinema e TV no Conservatório Brasileiro de Música- CBM- RJ e orquestração também no Conservatório Brasileiro de Música- CBM-RJ (incompleto).

Já compôs peças contemporâneas, trilhas musicais e como sound designer, produziu e trabalhou com gravações e mixagem em estúdio, curtas metragens, longas metragens, documentários, filmes institucionais e está em processo de criação da sonoplastia da peça Agulhas com estreia para maio de 2021.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet