Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Música

Todo domingo

Com apresentações musicais semanais, SUMAC Sessions aposta na produção autoral cuiabana

Foto: Divulgação

Com apresentações musicais semanais, SUMAC Sessions aposta na produção autoral cuiabana
Neste domingo (14), às 12h, a SUMAC Sessions – 2ª temporada exibe apresentação do BADAN, um duo formado pelos irmãos Mariana (violão e canto) e Bruno Badan (bateria), que contará com a participação especial do guitarrista Breno Ferro. O evento, que apresenta a produção autoral de mais de 20 artistas de Cuiabá, é transmitido todo domingo e acontece até o dia 25 de abril.

Leia também:
Artista trans aborda a transversalização de aspectos mato-grossenses em exposição de arte

Segundo informações da assessoria, as estrelas que participam da programação têm em comum o desejo de empreender na música e para isso, contam com o apoio da startup que dispõe de profissionais de diversas áreas – da técnica à comunicação dos produtos culturais, passando por assessoria de marketing e de negócios –, que ao acolher o artista dá a ele suporte para a criação artística.

Na Capital, os músicos encontram na sede da startup, que fica no bairro Araés, uma equipe engajada em projetá-los para além das fronteiras físicas, os apoiando na gravação e veiculação de seu trabalho. 

Para Henrique Taveira, um dos idealizadores da iniciativa, o projeto representa a possibilidade de acolhimento para os artistas cuiabanos que integram as atividades da organização. “Quando o artista adentra o estúdio, ele pisa descalço no nosso tapete vermelho, como se estivesse em casa. Nesse clima intimista realizamos o registro em áudio e vídeo, durante a transmissão”, explica.

1ª temporada

Taveira conta que na primeira temporada não houve qualquer investimento público. “É com garra mesmo e claro, à base de muito planejamento, organização, parcerias e trabalho intenso dos artistas e da equipe da SUMAC. Os únicos recursos financeiros disponíveis foram utilizados para campanha de tráfego online”, explica o jovem que também é administrador. 

Organizado por Lucas Oliveira, produtor musical, todo o processo ocorre por meio digital. A ideia consiste em criar um espaço que estimule a criatividade, o conhecimento, a coletividade colaborativa, participativa, organizada em rede, com gestão horizontalizada, no ambiente digital, atuante no segmento da música independente e autoral.

Segundo Lucas, a startup nasceu da vontade de movimentar o cenário artístico local. “Percebemos a dificuldade que os músicos da cena autoral e independente de Cuiabá e Mato Grosso tinham - e têm - de conectar as engrenagens da cadeia produtiva da música, de modo a alcançar o mercado consumidor e a possibilidade da sustentabilidade econômica”.

Feito isso, o passo seguinte foi criar, efetivamente, a ação que traria a ideia para o mundo real. “Nasceu então o primeiro e experimental produto da startup, a SUMAC Sessions, uma temporada de trabalho com foco na pesquisa, concepção, criação e execução cultural que resultou na gravação audiovisual de 12 artistas, 25 músicas, sendo 15 canções autorais e 10 releituras”, conta.

Dentre os nomes que participaram do projeto estão Manu Beltrão, Gabriel Bong, Terra, João Reis, Gabriel Dall’onder, Gabriel Jacob, para ficar em poucos exemplos. Estes artistas ganharam o mundo por meio do canal do SUMAC Sessions no YouTube, com difusão no Instagram e no Facebook.

2ª temporada

Firmado o sucesso do projeto, viu-se a oportunidade de dar continuidade. A 2ª temporada da SUMAC Sessions incluiu a veiculação total de músicas autorais, transformando-os em episódios inéditos que são compartilhados nos canais da internet, com a estratégia de circulação digital operada na primeira edição, no entanto, ampliada pela experiência adquirida.

Os artistas gravaram entrevistas que passam a ser exibidas antecipadamente ao lançamento da cada sessão, permitindo assim, que o público conheça um pouco da sua trajetória.

O primeiro dessa sequência de oito entrevistas saiu dia 05 de março, como podcast e vídeos para Youtube e redes sociais (Instagram e Facebook) além de terem suas músicas registradas e disponibilizadas – em breve - em plataformas de streaming como Spotify e Deezer, entre outras. Desta forma criou-se um festival online que também é um álbum de coletânea ao vivo de artistas.

Para democratizar o acesso, as transmissões terão tradução em libras.

Lei Aldir Blanc

A segunda temporada do Sumac Sessions é um dos projetos contemplados por edital da Lei Federal Aldir Blanc em Cuiabá, executado pela Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo e com apoio do Conselho Municipal de Política Cultural. O projeto nasceu em outubro de 2020 e em menos de um mês após o seu lançamento alcançou uma audiência de quase 700 mil visualizações no YouTube. 

Serviço

Sumac Sessions – 2ª Temporada
Todo domingo, até 25 de abril, sempre às 12 horas, horário de Cuiabá
Transmissão pelo YouTube
Acesse https://www.youtube.com/c/SUMACRecords

 Siga a Sumac Records nas redes:
Instagram: @sumacrecords
Facebook/SumacRecords

(Com assessoria)
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet