Olhar Conceito

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Comportamento

INSCREVA-SE

Gestantes atendidas pelo SUS terão assistência de artistas, doulas e psicóloga em Cuiabá

Foto: Reprodução

Gestantes atendidas pelo SUS terão assistência de artistas, doulas e psicóloga em Cuiabá
Gestantes e recém-mães atendidas pelas Unidades de Saúde da Família (USF) dos bairros Jardim Industriário e Pedra 90, em Cuiabá, terão assistência de artistas, doulas e psicóloga em Cuiabá entre os dias 24 de fevereiro e 17 de abril. O projeto “Ateliê Gestando Artes” busca trazer suporte às mulheres por meio de um atendimento humanizado por meio da arte.

Leia mais:
Vera Capilé terá vida documentada em filme e lançará coletânea de músicas

A programação começa com oficinas de pintura, ministradas por Daniela Monteiro, membro da Associação de Doulas de Mato Grosso (ADOMATO), na quarta-feira (24). "Foi no caminho da gestação que acabei retornando para um lugar abandonado, o espaço do fazer artístico. E essa retomada veio junto também com a minha formação de doula. Hoje também levo as tintas para passear pelas barrigas e carimbos de placenta", conta.

A programação segue com a artista e pedagoga Alice Pereira, que realiza duas oficinas de manualidades (10 e 17/03) com as gestantes. Nas duas semanas seguintes, a artista Thaís Magalhães soma com as oficinas de modelagem em argila (24 e 31/03). Já a fotógrafa Ju Queiroz ensina técnicas de auto-retrato (07 e 14/03).

"A ideia é que a gente torne esse momento de passagem da gestação mais significativo e vivido em sua plenitude. Para isso, também precisamos aparar arestas das desinformações que acumulamos nos processos sociais e culturais, lapidar questões estruturantes do patriarcado e mergulhar nas emoções que atravessam esse momento", explica Daniela.

Na programação, ainda há rodas de conversa conduzidas por profissionais da ADOMATO, que é parceira do projeto e levará informações sobre o processo de gestação e os direitos da gestante. Essa atividade acontece nos dias 6 e 20 de março, 03 e 17 de abril, sem necessidade de inscrição prévia.

"Há doulas que fazem a pintura corporal, entendendo a barriga como um lugar de beleza e sacralidade; outras que se dedicam a fazer o carimbo da árvore da vida com a placenta depois que o bebê chega. No puerpério, transformar as vivências do pós-parto em elementos de narrativa. Então são sempre caminhos muito atravessados pela arte", explica Daniela.

As mães poderão levar seus respectivos filhos no projeto. As crianças terão toda assistência necessária para que as mães consigam realizar as atividades, realizadas com todos os cuidados necessários de biossegurança contra o novo coronavírus em um ambiente externo. As vagas são limitadas. Saiba sobre a disponibilidade entrando em contato com o número (65) 99297-5205.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet