Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Tecnologia

Log, Lab

Empresa de inteligência digital de MT recebe um dos principais certificados de gestão do mundo

Foto: Reprodução

Empresa de inteligência digital de MT recebe um dos principais certificados de gestão do mundo
A empresa cuiabana Log, Lab Inteligência Digital se tornou a primeira de Mato Grosso a receber um certificado de Capability Maturity Model Integration (CMMI), ou Modelo Integrado de Maturidade em Capacitação em português, um dos principais de gestão e desenvolvimento de softwares esperados na área de Tecnologia. Com 17 anos de experiência, a empresa se torna uma das menos de 50 no país com esse certificado.

Leia mais:
Após experiência traumática, cuiabanos criam canal no YouTube para investigar locais sobrenaturais

Adriano Antônio da Silva, gestor do grupo de processos da empresa, explica que a certificação conquistada pela Log, Lab é em nível 3. Em outras palavras, os atuais padrões de desenvolvimento de tecnologias têm reconhecimento mundial que facilitam o processo de criação.

A qualidade exigida pelo CMMI é rigorosa, tanto que, no Brasil, existem menos de 50 empreendimentos certificados com o CMMI, sendo que quase todos estão no nível 2, como é o caso da Embraer e Serasa. A Log, Lab passa a ser a primeira empresa certificada no Centro-Oeste, exceto Brasília.

“Desde novembro de 2019 nós fizemos um trabalho de mapeamento dos processos e identificamos a necessidade de melhorar os processos e buscar mais profissionalização em cada projeto. A certificação internacional avaliou todos os pontos desde a criação, a estruturação, o desenvolvimento e o acompanhamento das atividades. Agora concorremos com igualdade com as maiores empresas do mundo”, explicou.

O modelo de CMMI foi desenvolvido em 2000 pelo Software Engineering Institute, departamento de pesquisa da Universidade Carnegie Mellon, instituição de ensino renomada dos Estados Unidos. A atividade contínua visa aplicar treinamentos, avaliações e emitir certificações profissionais com o intuito de padronizar os serviços e assegurar qualidade.

“Existe uma biblioteca de ativos onde estão previstos todos os artefatos, os guias, os ciclos de vida do processo de criação do software, além do plano organizacional e estratégico da empresa. Nós temos que trabalhar isso olhando para o que a Log Lab precisa, levando em consideração sua missão, visão, valores e objetivos”, disse o gestor.

Ao todo, existem cinco níveis de maturidade da certificação CMMI. Primeiro é o inicial, segundo é o gerenciado, terceiro é o definido, quarto é o gerenciado quantitativamente e o cinco é o de otimização. Com trabalho contínuo, a empresa espera atingir o patamar mais alto, em que existe um ambiente mais previsível e adequado para implantar inovações.

Os softwares de gestão educacional e de gestão de saúde, hoje amplamente utilizados pela rede municipal, estão sendo aperfeiçoados dentro dos valores e princípios previstos na certificação internacional (CMMI-III).

“O objetivo é também melhorar a qualidade do trabalho de nossos colaboradores por meio de qualificação profissional. Dentro desse processo é previsto um plano de treinamentos. Não é só olhar para o processo em si, mas para um trabalho como um todo”, finalizou.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet