Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Gastronomia

TRADIÇÃO FAMILIAR

Influenciado pela mãe, jovem faz bolos inspirados em figuras da cultura pop

Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto

Influenciado pela mãe, jovem faz bolos inspirados em figuras da cultura pop
Influenciado pela mãe, o jovem Paulo Berne, de 27 anos, resolveu se profissionalizar enquanto confeiteiro após passar anos fazendo os próprios bolos de aniversário. De brincadeira de mãe para filho, a prática foi crescendo ao ponto de começar a fazer encomendas para amigos e não demorou muito para que ele transformasse isso em um negócio com bolos inspirados em figuras da cultura pop como “Star Wars” e “Harry Potter”.

Leia mais:
Estudantes da UFMT vencem prêmios nacionais por fotografia e produção de radialismo

A profissionalização enquanto confeiteiro é bem recente se comparada com quando Paulo começou a fazer bolos. Tudo começou na “brincadeira”, em meio a uma tradição de mãe para filho. Observando sua mãe fazendo bolos e depois dela ensiná-lo, Paulo começou a fazer suas próprias receitas por sempre querer algo diferente em seus aniversários, mas antes de dominar as técnicas ele ficava responsável só pela decoração, enquanto sua mãe ficava encarregada do bolo. Isso já tem quase 10 anos.

“Minha mãe foi minha maior influência em fazer bolo. Ela sempre fez bolos família. Desde quando eu era criança, ela fazia para aniversários e eu gostava muito de ver crescer. Eu fui crescendo e ela introduziu eu e meu irmão na cozinha. A gente aprendeu a cozinhar e eu peguei mais gosto que o meu irmão”, conta ao Olhar Conceito.

O primeiro bolo encomendado tem mais de dois anos e foi para um amigo. O tema escolhido pelo cliente foi “Harry Potter”, que rende sempre umas duas encomendas por mês. Sua confecção, assim como dos demais, leva cerca de três dias devido ao processo ter etapas bem minuciosas. O bolo do BB-8, de Star Wars, que pode ser conferido na galeria ao final da matéria, por exemplo, levou cerca de sete horas apenas em sua decoração. 

“Bolos realistas são muito desafiadores. Já fiz em formatos de câmeras fotográficas, tênis. Os bolos que chamamos de esculpidos são os mais desafiadores. Você tem que pensar em toda a estrutura, para dar o formato, [além de] ter a massa e recheio nos pontos corretos para não desabar”, explica.

A partir do primeiro bolo vendido, Paulo começou a fazer para conhecidos em meio a finalização do curso de Engenharia Civil, na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Já em 2019, formado, ele resolveu investir no negócio que já estava dando certo e investiu em cursos profissionalizantes, trocando então a engenharia pela confeitaria.

“Eu sempre gostei muito do criar. O bolos foi onde encontrei a forma de aplicar a criatividade que sempre tive dentro de mim. Paixão, sabe? Uma coisa que eu fazia só para o meu aniversário passei a aplicar nos dos outros, para que tivessem a mesma experiência que a minha”, conta. Seu aniversário é tão sagrado que quando a data se aproxima ele tira alguns dias de folga só para poder se dedicar em seu próprio bolo”.

Paulo vende os bolos por número de fatias e trabalha com dois tipos de cobertura. Os bolos em buttercream são vendidos a partir de R$ 200, enquanto os feitos com pasta americana a partir de R$ 260. Os valores podem variar conforme a decoração desejada, podendo depender uma maior complexidade de confecção.

Para fazer uma encomenda, basta entrar em contato do Paulo, que também está aceitando encomendas para o Natal, no Instagram. Nesta rede social, inclusive, é possível acompanhar o seu trabalho e conferir também algumas receitas publicadas por ele. Telefone para contato (65) 99200-1201
 
 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet