Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Moda

Misci

Designer mato-grossense leva marca para São Paulo Fashion Week

Foto: Reprodução

Designer mato-grossense leva marca para São Paulo Fashion Week
O designer Airon Martins, natural de Sinop (a 478 km de Cuiabá), leva na próxima sexta-feira (6), a marca Misci para a São Paulo Fashion Week (SPFW). Em sua 25ª edição, um dos principais eventos de moda do mundo, acontece de forma 100% digital, sendo transmitido nas redes sociais e traz, além da Misci, outros cinco nomes estreantes no desfile: ÀLG, Freiheit, Irrita, Martins e Renata Buzzo.

Leia mais:
Loja se destaca após anunciar vagas de emprego para mulheres acima do peso e com mais de 40 anos

“A estratégia desse ano é que tenha uma visibilidade muito grande justamente por ser digital. (...) Depois que eu conheci o Paulo Borges, que é o idealizador do evento, eu vi que é algo muito interessante por trás e o quanto era importante a gente fazer parte de tudo isso, de toda cadeia que envolve de incentivo a moda, mão de obra e matéria prima nacionais. Eu acabei acatando a ideia. (...) Será muito mais um manifesto ambiental do que um desfile de forma tradicional”, detalha ao Olhar Conceito.

O desfile da Misci já foi pré-gravado na praia de Atafona (RJ), onde o mar está tomando conta do município, e será exibido na próxima sexta-feira, nas redes sociais da SPFW. Devido ao novo coronavírus, há apenas uma modelo indígena que irá representar “esse sobrevivente ao apocalipse que estamos querendo passar”, detalha.

Desde criança Airon já desenhava vestidos, mas passou por um longo processo até começar propriamente com moda. Até curso de Direito e posteriormente de Medicina ele chegou a fazer, mas resolveu largar tudo para mudar-se para São Paulo, aos 21 anos, para fazer Design de Produtos, no Instituto Europeu de Design (IED). 

“Eu vi que eu queria trabalhar com criação. Desde criança eu desenho vestidos. Fui criado só com mulheres, então sempre tive essa relação muito forte com a moda, minha mãe e filhas. Sempre gostaram muito de produzir. Ao mesmo tempo, mesmo por ter sido criado por mulheres, eu cresci em Sinop, que é um meio totalmente ruralista, machista e que mulheres também praticam machismo. Então elas esperavam de mim um doutor”.

Misci é uma marca relativamente nova, com apenas dois anos, e nasceu a partir de seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). “Você não vê uma linha do tempo muito bem formada de design nacional. Eu tive que criar essa linha do tempo e pesquisar a fundo o que seria uma estética brasileira. A miscigenação é a palavra que mais parece quando se trata dessa formação de identidade nacional. É um país muito rico culturalmente justamente por ter sido bombardeado de referências culturais tão diferentes”.

O SPFW acontece entre os dias 4 e 8 de novembro. O evento será transmitido aqui.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet