Olhar Conceito

Terça-feira, 19 de março de 2024

Notícias | Literatura

'Ler é mais'

Associação cria projeto de leitura e precisa de doações de livro sobre meio ambiente

Foto: Reprodução

Associação cria projeto de leitura e precisa de doações de livro sobre meio ambiente
A Associação de Pequenos Produtores Serra Acima criou o projeto Ler É Mais, que visa incentivar a leitura e criar uma biblioteca para a comunidade Mata Grande, localizada a 65 km de Chapada dos Guimarães (a 60 km de Cuiabá). O lançamento do projeto está previsto para acontecer no dia 7 de novembro, mas ainda é preciso arrecadar mais livros para garantir um bom acervo para a população da comunidade.

Leia mais:
Historiadora de Cuiabá reúne cartas enviadas para ex-presidente Lula e transforma em livro

Focado em criar um acervo destinado às crianças, o projeto precisa dos seguintes livros: ”Serelepiando com Poesias”, “O Circo do Bagre Zé”, “Bia Tatá e Ritinha”, “Cabelo Ruim”, “Sabichões”, “Papo Cabeça de Criança Travessa”, entre outros. O acervo irá contar com obras sobre a fauna e flora do estado de Mato Grosso.

“São muitos problemas. É muito difícil. É uma população carente e esquecida”, desabafa Gladys Pacheco Bezerra. Recentemente, ela e o pai se associaram novamente e, a convide, assumiu a presidência. Ao Olhar Conceito, ela disse que o espaço está abandonado há cerca de seis anos, sendo necessário fazer algumas intervenções para que fique apropriado para receber público e efetuar ações administrativas.

A associação existe desde 1961, a partir da motivação de acadêmicos do curso de direito da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), que contaram com a ajuda de Salomão Gomes Bezerra. Durante a Ditadura Militar, porém, foi preciso desativar a associação por ser taxada como comunista. As ações retornaram apenas anos depois e foi possível construir escola, posto de saúde, igreja e promover o loteamento de um residencial.

O lançamento do projeto está previsto para o próximo dia 7 de novembro, às 8h, na Escola Municipal Salomão Gomes Bezerra, onde a biblioteca funcionará provisoriamente até a reforma da sede da associação. Além do projeto de leitura, também será disponibilizado a população um serviço de consultas médicas.

Aqueles que puder contribuir com a aquisição ou doação dos livros ou com outro aspecto relacionado a associação, como a reforma do espaço, basta entrar em contato com (65) 9964-87667.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet