Olhar Conceito

Terça-feira, 19 de março de 2024

Notícias | Artes visuais

GRATUITO

Exposição virtual da UFMT homenageia Adir Sodré e Benedito Nunes

Foto: Pássaros a Beira Rio / Benetito Nunes

Exposição virtual da UFMT homenageia Adir Sodré e Benedito Nunes
A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) promove na próxima quarta-feira (23) e quinta-feira (24) uma exposição virtual que homenageia os artistas Adir Sodré e Benedito Nunes, que faleceram em 2020. A exposição traz 50 obras de cada um dos artistas e faz parte do programa “A Importância da Cultura nos 50 anos da UFMT”, que comemora o meio século de fundação da universidade.

Leia também:
Atores de Mato Grosso se reúnem em campanha para participar da nova versão de “Pantanal”

As obras expostas de Sodré e Nunes fazem parte das exposições “A Primavera de Adir” e “Benedito Nunes em 50 obras”, que se integram a 14ª edição da “Primavera dos Museus”. A ação é coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) e instituições museológicas em torno de atividades para todos os públicos.

O tema definido para a edição de 2020 é “Mundo Digital: Museus em Transformação” e considera o atual momento pelo qual passam a sociedade e os museus devido à pandemia causada pelo Covid-19.

Segundo os curadores Amanda Gama e Willian Gama, a exposição estava programada para ser feita de forma presencial, mas devido a pandemia do novo coronavírus não foi possível. Há planos para que o projeto aconteça presencialmente quando for possível reabrir de forma segura os espaços culturais da cidade.

“O trabalho virtual nos liberta do compromisso com a obra física, uma vez que possuímos um acervo fotográfico com mais de 200 obras dos artistas em diversos momentos de suas carreiras, o que nos dá uma ótima ideia do panorama e da trajetória artística de ambos”, explica o curador Willian Gama.

Thania Arruda, Coordenadora de Cultura e Vivência, destaca a importância das exposições homenagens à Benedito Nunes e ao Adir Sodré integrarem a “Primavera dos Museus” do IBRAM a nível nacional e o programa "A importância da Cultura nos 50 anos da UFMT", ampliando o alcance que os dois artistas reconhecidamente merecem e conquistaram em vida. "Sem sombra de dúvida o legado de Nunes e Sodré engrandece e ilumina a cena artística e intelectual de Mato Grosso para o mundo".

Serviço
Exposições Virtuais de Benedito Nunes e Adir Sodré na 14ª Primavera dos Museus
"Benedito Nunes em 50 obras" e "A Primavera de Adir"

Data: 23 e 24 de setembro às 20h (respectivamente)
Onde: Plataforma Cultura e Vivência da UFMT/PROCEV
Endereço para acesso: culturaufmt.wordpress.com
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet