O fotógrafo Fred Gustavos irá promover uma exposição online de
“Cuiabanato - Retratos de artesãos”, um compilado de ensaios fotográficos de artesãos cuiabanos, a partir da próxima segunda-feira (14). Os registros são de 2019 e o projeto foi um dos contemplados pelo Fundo 2019, da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo de Cuiabá.
Leia também:
Mostra universitária divulga lista de filmes selecionados para edição de 2020; confira
A decisão de trabalhar com tais fotografias e expô-las de forma online partiu do momento que o mundo vive. Como estava impedido de ir a campo devido a pandemia, o fotógrafo resolveu trabalhar em um amplo acervo fotográfico que começou a ser construído por meio de uma parceria com o Sesc Mato Grosso, em 2019. As fotos se dividem em quatro segmentos: viola de cocho, cerâmica, culinária, artefatos de reciclagens.
“Uma das coisas que mais me tocou nesse trabalho foi adentrar esses universos criativos e foi bem possível porque todos eles foram muito generosos. Então a gente acaba que entrando em sintonia, sendo fisgado pela singeleza que eles têm de transformar um barro, um tecido, um caju em um doce super refinado”, diz Fred, parafraseando a conterrânea Tetê Espíndola, “Mato é Grosso, mas a coisa é fina”.
Para a artista visual e pesquisadora Mari Gemma De La Cruz, ao fotografar os artesãos, Fred Gustavos novamente constrói, através da imagem, uma espécie de catalogação – desta vez de códigos, usos e costumes.
“A câmera fotográfica, instrumento do seu trabalho, é capaz de arquivar a realidade, de organizar a memória e ativar questões culturais, políticas e sociais. A galeria virtual apresentada para este projeto, com mais de trezentas imagens, sistematiza e armazena estes registros, estabelecendo uma coleção que possibilita adentrar ao mundo destas artesãs e artesãos”, explica Mari Gemma, que acompanha o trabalho de Fred desde ‘Flora et Lumen’.
Além das fotos, o fotógrafo irá promover um “Circuito de Conversas” com especialistas convidados. Os encontros irão debater assuntos que perpassam a prática do artesanato e suas contribuições para a construção da identidade cultural. No total, são seis encontros online.
A exibição das fotos será feita em um site galeria entre os dias 14 e 20 de setembro (domingo), assim como o Circuito de Conversas, que será transmitido ao vivo no
Facebook e
YouTube de Gustavos. Confira a programação completa abaixo.
14/09 (Segunda-feira) – 19h30
Lançamento e conversa com o fotógrafo Fred Gustavos – Cuiabanato, fotografia e afetos;
15/09 (Terça-Feira), 19h30
Morgana Moura – O fazer artístico e a recriação de si. Onde a psicologia encontra a arte?
16/09 (Quarta-feira), 19h30
Mari Gemma De La Cruz – Artesanías fotográficas.
17/09 (Quinta-feira), 19h30
Ludmila Brandão - O artesanato e seu lugar na arte.
19/09 (Sábado),19h30
Maurília Valderez – O que o artesanato dá a pensar? A vida como obra de arte
20/09 (Domingo) – 17h30
Nice Aretê - Vida e obra: Um chamado à arte da cerâmica