Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Cinema

programação online

Coletivo Quariterê lança pré-Mostra de Cinema Negro nesta terça-feira

Foto: Divulgação

'Cabelo Bom' está na programação

'Cabelo Bom' está na programação

A pré-mostra de Cinema Negro de Mato Grosso começa nesta terça-feira (25) no site do coletivo audiovisual Quariterê. Os filmes ficarão disponíveis para acesso por uma semana, até dia 31 de agosto, antes do início da mostra, que começa em 6 de setembro.

Leia também:
Coletivo Quariterê abre inscrições para mostra de Cinema Negro de Mato Grosso

Esta pré exibição traz obras ganhadoras de mostras anteriores, além de algumas produções de membros do coletivo audiovisual negro Quariterê. O coletivo é formado por produtores e entusiastas do audiovisual mato-grossense, todos afrodescendentes, e tem por objetivo discutir temáticas relacionadas às questões raciais e suas interseccionalidades. O nome veio em homenagem ao Quilombo do Quariterê, localizado na região de Vila Bela, primeira capital do Estado.

A mostra acontece de 6 a 13 de setembro de 2020, e será realizada online. O objetivo é refletir sobre o protagonismo negro no audiovisual, além de ser uma resposta aos anseios de produtores afrodescendentes do Estado de Mato Grosso, que buscam dar visibilidade à produção audiovisual negra regional e nacional. Ela já acontece há cinco anos, e é a única do gênero no estado.

Além da mostra, mensalmente é realizada a Sessão Afrocine, em parceria com o Cineclube Coxiponés da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), além de sessões em escolas públicas de Cuiabá, comunidades quilombolas e cidades do interior do estado.

Em tempos de quarentena, o coletivo lançou também o canal QuariTV no YouTube e IGTV, com entrevistas de personalidades negras sobre arte, saúde mental e isolamento social.
 
Confira as sinopses dos filmes selecionados para a Pré-mostra:

A GRANDE CEIA QUILOMBOLA 
Direção de Ana Stela Cunha e Rodrigo Sena
(Documentário/Maranhão/ 52’/ 2017)


No Quilombo de Damásio, terra doada por um senhor de engenho a três de suas escravas, o alimento tem sido secularmente cultivado e extraído da natureza de forma parcimoniosa, fazendo parte de uma estrutura social que privilegia o grupo. O documentário retrata parte destes saberes, tendo a comida um papel fundamental na coesão do grupo. 
 
CABELO BOM
Direção Cláudia Alves Swahili Vidal Moreira
(Documentário/15’/2017)


Veja como a mulher negra é pressionada esteticamente para se enquadrar em padrões pré-estabelecidos a partir de três personagens que expõem sua relação com o cabelo crespo. Elas contam suas trajetórias de vida, histórias de preconceito e mostram como a auto aceitação de suas raízes capilares foi, e ainda é, fundamental para se afirmar como mulheres negras em um país como o Brasil.
 
CLANDESTYNA 
Direção de Duca Caldeira
(Documentário/Rio de Janeiro/ 21’/ 2018)


Um dos projetos finais do LAB NEM, iniciativa que possibilita a participação de pessoas trans no audiovisual, CLANDESTYNA apresenta Dayo, Piranhafudida e Ducaralho. Três travestis pretas da Baixada Fluminense, que recorrem a arte para sobreviver ao país que mais mata transvestigeneres no mundo.
 
COMO SER RACISTA EM 10 PASSOS 
Direção de Isabela Ferreira 
(Ficção/Cuiabá/15’/2018)


Curta provocativo que traz à tona e confronta o racismo estrutural velado, através de situações sensíveis, normalizadas e naturalizadas que serão facilmente identificadas pelo público. O filme mostra a realidade cotidiana de pessoas negras comumente afetadas pelo racismo enraizado, por atitudes que vão além do que é verbalmente dito. O racismo real precisa ser discutido.  

COROAÇÃO
Direção de Juciara Áwô e Luana Arah
(Experimental/ Rio de Janeiro/ 9’/2019)


Mulheres negras sustentam a ancestralidade, o lugar de fala e ação no ori. Coração subverte rodilhas, baldes, cargas. O trapo insignificante é coroa sagrada. Um corpo negro caminha, erguendo um balde, suportando um oceano, refazendo os passos da própria história. 
 
GIRAMUNDÁ - O congo e a diáspora
Direção de Cláudio Dias e Gilson Costa
(Documentário/Mato Grosso/52’/2018) 


Moradores de Cuiabá, Várzea Grande e Nossa Senhora do Livramento. Todos com uma só origem: o Complexo Quilombola de Mata Cavalo. Desterritorializados, eles se reúnem todo ano na festa de São Benedito, em Livramento, para encenar a Dança do Congo como uma forma de contar sua história e fortalecer a identidade quilombola em um ritual sagrado de resistência cultural. 
 
MÃE NÃO CHORA 
Direção Carol Rodrigues, Vaneza Oliveira
(Ficção/São Paulo/20’/2019)


Raquel trabalha na vara da família na defensoria pública, e tem que levar seu filho para o trabalho porque não consegue deixá-lo com o pai.
 
POEMARGENS 
Direção Sol e Ananás
(Experimental/ Cuiabá/25’/2020)


Sol e Ananás coadunam em poemas, investigando as possibilidades de comunicação entre poesia marginal e performatividade para uma produção artística singular e autoral onde rimas se tecem e trajetórias se recriam.
 
TIA CIATA 
Direção Mariana Campos e Raquel Beatriz
(Documentário/Rio de Janeiro/26’/2017)


TIA CIATA é um curta-metragem documental que aborda o protagonismo feminino negro sob a ótica de Hilária Batista de Almeida, a Tia Ciata, uma mulher de suma importância para a história e cultura brasileira, referência na construção da identidade nacional.
 
MEMÓRIAS DE TONI
Direção Corte Secos Produções
(Documentário/Cuiabá/11’/2020)


Toni Bernardo veio da Guiné-Bissau para Cuiabá por um convênio com a UFMT para estudar economia, mas no dia 22 de setembro de 2011 foi espancado e morto em uma pizzaria próxima à universidade. Quase nove anos depois o documentário “Memórias de Toni” traz a lembrança desse caso no momento em que o mundo protesta contra o racismo e vários movimentos sociais reivindicam  justiça para Toni.

A VELHICE ILUMINA O VENTO
Realização Coletivo Audiovisual Negro Quariterê - MT/ Direção Juliana Segóvia
(Ficção/Cuiabá/25’/Previsão de lançamento 2020)


A Velhice Ilumina o Vento conta a história da Valda, mulher preta, idosa, periférica, trabalhadora doméstica da cidade de Cuiabá. Mulher forte, cuiabana do “pé rachado”, Valda subverte em seu cotidiano o paradigma da velhice estigmatizada.
 
Serviço

Pré-mostra online de 25 de agosto a 31 de agosto pelo site http://quaritere.com.br/
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet