Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Literatura

Coração Madeira

Escritora lança primeiro romance contando a trajetória da mulher do sul do Brasil ao norte de MT

Foto: Reprodução / Lucas Lemos

Escritora lança primeiro romance contando a trajetória da mulher do sul do Brasil ao norte de MT
A escritora Marli Walker lança seu primeiro romance (e quarto livro) no próximo dia 12 de agosto, quarta-feira (12), pelo canal do Youtube da Editora Carlini & Caniato. “Coração Madeira” conta a história de uma mulher que sai do sul do Brasil e vai em direção ao inóspito universo da Amazônia mato-grossense. A pré-venda da obra acontece até o dia 14, e quem comprar até esta data, leva um exemplar autografado pela autora.

Leia também:
Terceira edição do 'Contos do Mato' acontece virtualmente e traz palestra de escritora carioca

De acordo com a assessoria, o formato de lançamento online foi escolhido devido às limitações impostas pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Marli nasceu em Santa Catarina, mas saiu de lá aos dezoito anos para viver no norte de Mato Grosso. Atualmente, mora em Cuiabá, onde também leciona no Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT).

A protagonista de “Coração Madeira” é a “Filha do Meio”. Na obra, a autora revela o ponto de vista da mulher que viveu a experiência da ocupação como uma espécie de pano de fundo, e como tal foi relegada a segundo plano nas narrativas escritas até então.

Marta Cocco, poeta, prosadora e crítica literária, inicia o posfácio ao romance de Walker: “Depois de Tereza Albues, numa lacuna de décadas, Marli Walker retoma a prosa feminina ambientada nas entranhas do sertão mato-grossense”. Eduardo Mahon que é também escritor, resenhou a obra: “saber narrar, fazer os recortes adequados, encontrar uma voz condutora, um cenário, um tempo e, claro, as personagens que interajam de acordo com um enredo interessante - é o talento de Marli Walker, agora se apresentando como romancista. Não é um livro qualquer. É um marco".

Para Marli, a fazer o lançamento virtual foi uma oportunidade. “A gente não queria deixar de lançar o livro por conta da pandemia, então, preparamos um cronograma especial, no qual os pedidos estão sendo feitos pela pré-venda, no site da editora, que vai até dia 14 de agosto e, nesse período, eu faço a dedicatória e depois as unidades seguem para o endereço de quem adquiriu. Além disso, o lançamento que acontece na quarta, dia 12, vai trazer oportunidade de falar um pouco sobre a criação, o processo de escrita do romance e a diferença na produção desse gênero para o da poesia, além de surpresas que só vai descobrir quem assistir”, completou Marli.

Lucas Lemos, escritor e fotógrafo de Walker, completa: “é uma imensa alegria ler a Marli dessa nova fase, tão marcante, que se faz em uma nova forma de escrita, a prosa, mas que não abandona a potente e concisa poética de seus conhecidos versos. Temos um livro cheio de afetos e muito lindo, que trata da trajetória de uma única mulher, mas que poderia ser de tantas outras, fortes mulheres de Mato Grosso”.

Para participar do lançamento, é necessário se conectar ao canal do Youtube da Editora Carlini & Caniato, às 19h do dia 12 de agosto, quarta-feira, e acompanhar a programação on-line.

Serviço

Lançamento “Coração Madeira”, de Marli Walker.
Local: Canal do Youtube da Editora Carlini & Caniato.
Valor do livro: livro na pré-venda a R$40 e lançamento com acesso gratuito.
Onde comprar: para adquirir o livro em pré-venda, acesse www.carliniecaniato.com.br/
Lançamento: para assistir, acesse o link: https://www.youtube.com/channel/UCOoFkfYrpt-b7dNq1fB5ezA
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet