Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Literatura

veja programação

Terceira edição do 'Contos do Mato' acontece virtualmente e traz palestra de escritora carioca

Foto: Reprodução

Terceira edição do 'Contos do Mato' acontece virtualmente e traz palestra de escritora carioca
Planejado para acontecer na Biblioteca Estadual Estevão de Mendonça, em Cuiabá, no mês de março, o ‘3º Contos do Mato’ foi adiado e acontece, no próximo mês de setembro, de forma virtual. Com palestras, contação de histórias, shows e mais, o evento é fruto do edital Fundo Municipal de Apoio e Estímulo à Cultura, proposto pela Prefeitura de Cuiabá, mecanismo pelo qual o projeto está sendo realizado. 

Leia também:
Revista multiartística lança quarta edição com participação de coletivo português

De acordo com a assessoria, a programação acontece do dia 1 ao dia 6 de setembro, com oito horas de programação diárias, transmitidas ao vivo via Facebook, Instagram e Youtube. O lançamento do projeto, dia 1 de setembro, terá uma cerimônia de abertura e um show da Banda ¡Tchá Por Dios!.

No segundo dia, será a vez do Piquenique Literário com Natália Górtz, Apresentações de Teatro Lambe-Lambe com o Coletivo Caixas no Caminho (MT). Essas atividades acontecem nos períodos matutino e vespertino. Os Espetáculos narrativos têm sua programação às 9h, 14h e 19h, de quarta a sexta-feira. No período noturno, a partir das 20h ocorre ainda a Arena Literária, que reúne escritores e editores de Mato Grosso para falar sobre a cadeia do livro.

Uma das palestras será da escritora carioca Ana Claudia Ramos. No dia 05 de setembro, ela trará ao público questões como: Qual a bagagem literária do escritor? O escritor é um leitor? Que caminhos um escritor precisa para publicar? Como se forma uma carreira e o que deseja um escritor ao ser publicado? Uma vez publicado, que trabalhos vêm depois? E como se tornar um mediador de leitura visando formar novos leitores?

No último dia (06), das 8h às 12h a Umanos Editora oferece a Oficina Escrita Criativa e às 17h acontece uma Batalha de Poesia realizada pelo Slam Despejo (MT). Encerrando a programação, às 19h, haverá uma maratona de histórias com narradores convidados.  

"Nos instiga e faz acreditar que é possível se superar. Como realizar um evento virtual? Não tinha a mínima ideia.  Confesso que diante de uma pandemia e uma crise sem precedentes me senti meio impotente frente a situação. De que forma realizar este projeto em meio ao caos? Quantas incertezas", desabafa a pedadoga e atriz Alicce Oliveira, que assina o Projeto.  

Alicce conta que aos poucos foram abrindo possibilidades, a equipe se empenhou, os convidados se animaram com a possibilidade de realizar um evento em ambiente virtual e os gestores entenderam a urgência e apoiaram por vias legais. "Essa avalanche de positividade, me fez enxergar uma luz de esperança, de união entre as pessoas, de apoio, de compreensão; e pensar que sem essa equipe empenhada em realizar o evento, nada disso seria possível. Só tenho a agradecer a Secretaria Municipal de Cultura, esporte e Lazer e o Conselho Municipal de Cultura,  aos parceiros e ao público fiel que nos dá força, nos acompanham, nos motivam, acreditam e respeitam o nosso trabalho, esse evento é para vocês", finaliza. 

Serviço

http://www.contosdomato.com.br/
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet