Olhar Conceito

Sábado, 19 de setembro de 2020

Notícias / Política Cultural

Novo secretário diz que prioridade será dar assistência emergencial a artistas e atletas

Da Redação - Isabela Mercuri

19 Jul 2020 - 09:14

Foto: Mayke Toscano

Novo secretário diz que prioridade será dar assistência emergencial a artistas e atletas
O novo secretário estadual de Cultura, Esporte e Lazer, Alberto Machado, conhecido como Beto Dois a Um, afirmou que sua prioridade será dar assistência a artistas e trabalhadores do esporte prejudicados financeiramente pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Ele, que entrou no lugar de Allan Kardec, já se reuniu com representantes das categorias para planejas as primeiras ações à frente da pasta.

Leia também:
Cientista social indígena faz ‘vaquinha’ para publicar livro sobre as flautas mágicas do povo Bakairi
 
“A cultura e o esporte foram os dois segmentos que primeiramente foram impactados. Os primeiros a parar e provavelmente os últimos a voltar, haja em vista como é o formato de contágio dessa doença. Então a gente tem que começar a buscar soluções. O Governo do Estado já fez algumas ações, fez um edital para contemplar os artistas e poder minimizar os impactos, e agora recentemente foi aprovada a lei Aldir Blanc, do Governo Federal, que o Estado vai receber R$50 milhões - entre Estado e Prefeituras - pra que a gente consiga fazer uma coisa emergencial, que será algo muito importante pra cultura”, afirmou ao Olhar Direto.
 
A Lei de Emergência Cultural já foi sancionada, mas ainda não há regulamentação. Enquanto isso, de acordo com a assessoria da Secel, a pasta tem pensado na construção de um sistema de cadastro de artistas e profissionais da cultura,  a partir do constante contato com gestores culturais por meio de um grupo de trabalho no WhatsApp, além de se comunicar por e-mail e reuniões online.
 
A pasta também pensa na elaboração de editais para adiantar o processo e realizar o chamamento assim que a lei for regulamentada. Após a transferência do recurso, o prazo de execução é de 90 dias para Estados e 60 dias aos municípios.
 
Até o momento, foi aberto o crédito extraordinário de R$ 3 bilhões para a Lei de Emergência Cultural via medida provisória do Governo Federal. Mas ainda falta definições de como a legislação deverá ser colocada em prática pelos executores. A perspectiva é que a regulamentação da lei seja publicada até o final de julho.
 
Segundo Beto, o segmento dos esportes tem um projeto parecido sendo votado em Brasília. “Vamos aguardar os próximos dias pra ver como vamos agir com isso”, disse. O novo secretário tomou posse na sexta-feira (17), no cargo que era ocupado até semana passada pelo deputado e servidor de carreira Allan Kardec (PDT), que saiu para votar a lei da Reforma da Previdência a favor dos servidores.

3 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Conceito. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Conceito poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • conselho
    24 Jul 2020 às 15:10

    É Alberto Machado gente, misericórdia

  • Neto
    20 Jul 2020 às 16:53

    Esse é o beto do 7X1 ou 2x1? Ta mais pra 7x1 hein . Gol da Alemanhã. kkkkkkkkkkkkk

  • Rocha
    20 Jul 2020 às 09:34

    Quem que é mané beto ??? Voteeee

Redes Sociais

Sitevip Internet