Olhar Conceito

Segunda-feira, 10 de agosto de 2020

Notícias / Artes visuais

Instituto abre inscrições para exposição online sobre corpos pretos

Da Redação - Isabela Mercuri

04 Jul 2020 - 15:57

Foto: Reprodução / Instagram

Instituto abre inscrições para exposição online sobre corpos pretos
Estão abertas, até dia 12 de julho, as inscrições para a exposição virtual ‘Corpus Pretus’. O evento será realizado virtualmente pelo site da Casa das Pretas, com previsão de abertura virtual dia 25 de julho de 2020 (Dia de Tereza de Benguela e Dia da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha).

Leia também:
Coletivo Quariterê abre inscrições para mostra de Cinema Negro de Mato Grosso 

De acordo com a assessoria, podem se inscrever para a exposição artistas brasileiros natos ou naturalizados e estrangeiros residentes no Brasil, maiores de 18 anos. As obras devem abordar a temática da negritude, a carga dos corpos escravizados e, ao mesmo tempo, o acolhimento, afeto e ancestralidade.
 
Para participar, é necessário escolher uma categoria, dentre texto, imagem e audiovisual, e enviar por email, da seguinte forma:
           
- Até 03 obras em imagem JPG de mínimo 1Mb (desenho, pintura, colagem, desenho digital, gravuras, fotografias e afins (as obras tridimensionais como esculturas poderão ser enviadas em imagem);
- Somente 01 (um) vídeo com duração máxima de 59 segundos;
- Somente 01 (um) texto (em prosa, prosa poética ou poesia), que deverá ter no máximo 1000 caracteres (com espaço);
- Salve o(s) arquivo(s) com o título da obra e nome do artista/autor(a);
- No assunto do e-mail coloque a categoria escolhida (texto, imagem ou audiovisual) e o nome do artista/autor (a), exemplo: IMAGEM – ROSANA PAULINO;
- No corpo do e-mail insira:
Título da (s) obra (s):
Artista (s)Autor(a) (s):
Técnicas/Materiais/Categoria do texto:
Dimensões/Duração:
Ano:
 
O envio deve ser feito para o email casadaspretasmt@gmail.com até o próximo dia 12 de julho de 2020. O resultado será divulgado no dia 20 de julho, nas redes sociais da Casa das Pretas.
 
“Os Corpus Pretus carregam séculos de opressão, de racismo, de violência física e de violência psicológica. Corpus, que somem nas valas e nos becos de forma naturalizada, corpus invisibilizados. Corpus Pretus sujeitos a séculos de trabalhos forçados, trabalhos inumanos, trabalhos ininterruptos, o corpo negro carrega em si a carga da escravidão, um corpo escravizado, violentado. Corpus Pretus estigmatizados. Mas, esses Corpus Pretus também carregam acolhimento, afeto, ancestralidade, comunidade, a luta pela identidade e resistência. Os Corpus Pretus pedem ressignificação, autoestima, dignidade, oportunidade de despertar e fortalecer suas potências”, afirma a organização.
 
Na próxima segunda-feira (6), o Instituto de Mulheres Negras (Imunet) realiza, também, uma roda virtual de lançamento da Casa Cultural Casa das Pretas. O encontro online acontece às 20 horas, via Google Meet.

Serviço

Segunda, 6 de julho – Lançamento Casa das Pretas
Inscrições para exposição virtual ‘Corpus Pretos – até 12/07 
 
GRUPO / INSTAGRAM 

2 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Conceito. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Conceito poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Chico Bento
    06 Jul 2020 às 10:30

    A escravidão no Brasil foi abolida em 1888. Portanto há 132 anos. Por que mostra de corpos escravizados? Como? Quanta ignorância, senso comum, mimimi!

  • NEGRA SIM, VÍTIMA NUNCA!
    06 Jul 2020 às 09:55

    A vitimização vai até qdo?! Cansativo isso, sou decendente de negros e não aceito esta pecha de vítima, não me escondo atrás da minha cor pra cobrar reconhecimento, igualdade e oportunidades. Escravização de povos sempre existiu das mais variadas formas concordo que é inaceitável, mas fazer disso um ETERNO disrcurso VITIMISTA é não permirtir que olhemos para frente com a cabeça erguida e com a certeza de nosso passado só nos fez mais fortes! CHEGA DE VITIMISMO!!!

Redes Sociais

Sitevip Internet