Olhar Conceito

Terça-feira, 04 de agosto de 2020

Notícias / Comportamento

Projeto de extensão da UFMT oferece atendimento psicológico gratuito em tempos de pandemia

Da Redação - Isabela Mercuri

25 Jun 2020 - 11:28

Foto: Reprodução

Projeto de extensão da UFMT oferece atendimento psicológico gratuito em tempos de pandemia
Profissionais da saúde e assistência social que atuam no enfrentamento ao novo coronavírus (Covid-19) receberão atendimento psicológico gratuito por meio de um projeto de extensão da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Leia também:
Programa de cuidados com a saúde mental criado por Márcia tem semelhanças com projeto de príncipe William

De acordo com a assessoria, o atendimento será realizado por psicólogos voluntários vinculados ao projeto, por meio de plataforma digital, e deve ser destinado a profissionais em situação de vulnerabilidade.

Estes profissionais enfrentam, por exemplo, baixos salários, pouco acesso a recursos e extensas escalas ou plantões. “No atual contexto, de distanciamento social e alto risco de contágio, essas pessoas se expõem ainda mais para garantir que os cuidados possam ser prestados às vítimas do coronavírus”, explica a integrante do projeto e professora do Departamento de Psicologia, Maria Aparecida Campos.

O atendimento psicológico será feito por meio de uma plataforma de videoconferência, e diretamente com o psicólogo, seguindo todos os princípios do Código de Ética do Psicólogo.

“A ação é necessária por reconhecer e legitimar o sofrimento psíquico de trabalhadores que se dedicam a cuidar das necessidades de milhares de pessoas impactadas pela pandemia. Oferecer-lhes acolhimento e escuta qualificada pode contribuir para a estabilização emocional na fase aguda e para a diminuição dos riscos de desenvolvimento de transtornos psicológicos a médio e longo prazo”, destaca a professora.

Quem quiser receber o atendimento deve se cadastrar no site Rede de Apoio Psicológico, entrar na aba “Quero ser Atendido” e preencher o formulário com os dados necessários. O suporte será disponibilizado enquanto persistirem os agravamentos à saúde mental ocasionados pela pandemia.

O projeto é uma iniciativa de um grupo de cinco professores do Departamento de Psicologia da UFMT. Além disso, conta com cinco estudantes do último ano do curso, que auxiliam na organização do projeto, e 16 psicólogos voluntários.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Conceito. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Conceito poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

Redes Sociais

Sitevip Internet