Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Cinema

sísmico

Filme sobre mato-grossense que prevê terremotos e é celebridade no Chile estreia na Amazon Prime

Foto: Divulgação

Filme sobre mato-grossense que prevê terremotos e é celebridade no Chile estreia na Amazon Prime
O documentário ‘Sísmico’, dos diretores mato-grossenses Severino Neto e Rafael de Carvalho e que conta a história do cuiabano Aroldo Maciel, um estudioso, ‘celebridade’ no Chile por conseguir prever terremotos, entrou para a lista de filmes disponíveis na plataforma de streaming Amazon Prime.

Leia também:
Dois dias após lançamento, ‘Drive In’ do Sesc já tem ingressos esgotados

Aroldo é um técnico de laboratório de uma faculdade particular de Cuiabá e, sozinho, desenvolveu um método original que prova que, além de existirem padrões sísmicos, é possível seguir um terremoto e prever sua magnitude, localização e data aproximada.

Teoricamente, é impossível prever um terremoto. No entanto, Aroldo demonstra através das publicações nas redes sociais que suas previsões tem se confirmado. Por este motivo, ele se tornou celebridade no Chile, onde os cineastas o acompanharam.

A ‘fama’ veio depois que Aroldo previu um terremoto de magnitude 8.5 e tsunami que aconteceu em Coquimbo. Na época, morreram seis pessoas, mas a tragédia poderia ter sido muito maior. “Muitas vidas foram salvas graças ao Aroldo, que previu a magnitude, o local e a data”, destaca do diretor Severino Neto.

No documentário “Sísmico”, os cineastas seguem o estudioso em andanças por cidades como Santiago, Viña Del Mar, La Serena e Iquique, todas no Chile. Nestes locais, Aroldo Maciel não conseguia caminhar sem que alguém o abordasse para falar de suas previsões e tirar fotos.

“Escrevemos a estrutura de um curta-metragem, que foi premiada no edital do Fundo Setorial em parceria com o município. Mesmo sendo uma pequena quantia, ajudou na viagem para o Chile, onde ficamos 15 dias acompanhando Aroldo Maciel”, conta Severino.

Depois da viagem ao Chile, a equipe ainda foi para Brasília, São Paulo e encerraram as gravações em Cuiabá. “Mais do que surpreso, estou impressionado com o que vi no Chile. O Aroldo prevê terremoto, o que era impossível. Ele é uma celebridade internacional e eu nunca tinha ouvido falar dele aqui em Cuiabá, mesmo sendo meu vizinho. Essa história precisa ser vista por todo mundo”, ressalta Rafael de Carvalho.

A Amazon Prime Video, uma plataforma de vídeo por streaming, iniciou seus serviços no Brasil em setembro de 2019, e em pouco tempo tem conquistado um amplo público, com produções própria e conteúdos exclusivos, como o documentário Sísmico. A assinatura mensal é de R$ 9,90 ou anual de R$ 89,90.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet