Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Política Cultural

Fuzuê

Feita por estudantes, revista conta histórias de drags cuiabanas e narradores de futebol de VG

Foto: Marcos Salesse

Feita por estudantes, revista conta histórias de drags cuiabanas e narradores de futebol de VG
Estudantes do curso de Comunicação Social e Jornalismo da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) lançaram nesta quinta-feira (7) duas novas edições da revista laboratorial ‘Fuzuê’. Dentre as matérias, estão algumas especiais com drag queens cuiabanas e narradores de futebol amador várzea-grandense. As reportagens podem ser acessadas online e gratuitamente AQUI.

Leia também:
155 anos de Rondon: Veja íntegra de publicações raras para download
 
A revista é feita inteiramente por alunos, sob supervisão da professora doutora Tamires Coêlho, e é resultado final de uma das disciplinas do curso de jornalismo. No entanto, conta com o trabalho de estudantes de diversos semestres. “Pensamos em trazer essas histórias que estão anônimas, para que as pessoas em Mato Grosso possam conhecer. Acho que a revista ajuda a refletir sobre uma Cuiabá que é mais rica, complexa e que passa por mais transformações do que o senso comum nos diz", revela a professora. 

O responsável pela edição de arte de uma das edições foi o aluno do sétimo semestre de jornalismo, Lucas Ribeiro. Para ele, foi possível experimentar técnicas que até então não tinha tido contato. "Uma coisa diferente de produzir essa revista é que o caráter experimental traz para gente uma liberdade de testar. Já tinha desenvolvido outros trabalhos impressos, mas uma revista ainda não tinha tido oportunidade”.

Já o editor-chefe de uma das edições foi o aluno do sétimo semestre Marcos Salesse. Para o estudante, foi possível apresentar as diversas faces do estado, o que se mostra como um compromisso do projeto. "Acredito que seja necessário estampar a realidade diversa que compõe o nosso estado. Existe uma potência cultural e esportiva riquíssima, que muitas vezes acaba esquecida ou deixada de lado. Precisamos resgatar essa diversidade como uma característica fundamental da nossa região". 

Marcos é também autor da reportagem Divas Cuiabanas. Na matéria, o aluno entrevistou artistas que construíram suas carreiras como Drags, desde o final dos anos 90. "Escrever sobre cultura Drag para uma revista que vai circular em um dos estados mais 'LGBTfóbicos' do país é também uma reivindicação política. É muito importante para mim como aluno ter esse espaço", finaliza. 

"Procuramos evidenciar mulheres que contribuem com a cultura e o esporte, não só de Cuiabá, como do estado. Na reportagem especial contamos a história de quatro mulheres que atuam na música aqui na capital. Além disso, muitos vão poder conhecer Elen Nunes e Sabrina Coelho, dupla feminina de vôlei de praia que, apesar de dificuldades, representam o estado em campeonatos de nível nacional", completa a aluna do quinto semestre de jornalismo Sarah Mendes.

A revista possui outras cinco edições e se apresenta como vitrine do curso de Jornalismo da UFMT. "Acho que ela é uma vitrine do curso de jornalismo, e isso é bem interessante, pensar que mesmo sem uma tiragem grande e com um financiamento mínimo, é incrível ver como a gente pode contribuir com a cultura mato-grossense, com o cenário esportivo e jornalístico do estado a partir desta revista", conclui a professora.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet