Olhar Conceito

Quinta-feira, 13 de agosto de 2020

Notícias / Política Cultural

155 anos de Rondon: Veja íntegra de publicações raras para download

Da Redação - Isabela Mercuri

07 Mai 2020 - 08:07

Foto: Divulgação

155 anos de Rondon:  Veja íntegra de publicações raras para download
As íntegras do primeiro volume dos relatórios da produção científica da Comissão Rondon e do projeto ‘O Brasil pelos brasileiros’ foram disponibilizadas na última terça-feira (5) pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), em homenagem aos 155 anos de nascimento de Cândido Mariano da Silva Rondon.

Leia também:
Quase dois anos após lançamento do projeto, começam obras do mirante do Parque Mãe Bonifácia

Nascido em Mimoso, Santo Antônio de Leverger, Marechal Rondon é uma das personalidades mais homenageadas no Brasil. Ele dá nome a cidades, rodovias, ruas, escolas, aeroporto, prédios públicos e ao Estado de Rondônia.  O dia de seu aniversário é também o Dia Nacional das Telecomunicações, em sua homenagem.

O relatório já foi publicadao em 2015 com o apoio da então Secretaria de Estado de Cultura de Mato Grosso e liberado para consulta e download gratuitos no site da Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça. 

Ele é considerado por pesquisadores e brasilianistas uma obra raríssima, e foi inteiramente escrito pelo próprio Marechal Rondon ao liderar a “Comissão de Linhas Telegráficas Estratégicas de Mato Grosso ao Amazonas”.  Instituída em 1907 na gestão do presidente Afonso Pena, a expedição conhecida como Comissão Rondon teve o objetivo de fazer as linhas telegráficas alcançarem a região amazônica.

O relatório, de acordo com a assessoria, integrou o projeto “O Brasil pelos brasileiros” (também disponível AQUI), coordenado pelos servidores da Secel Fernanda Quixabeira e Luciwaldo Pires de Ávila, com a curadoria da profa. Dra. Elizabeth Madureira Siqueira, da Academia Mato-grossense de Letras (AML) e Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso (IHGMT). O projeto resgatou 86 publicações raras e preciosas resultantes das expedições organizadas por Cândido Rondon, em décadas de trabalho desde a expedição em 1907. 

Com trabalhos nas áreas de linguística, cartografia, botânica, geologia, zoologia, antropologia e etnografia, as obras trazem as três frentes integradas de ação: a implantação de linhas telegráficas e estratégicas, o Serviço Nacional de Proteção aos Índios, e as expedições científicas, com destaque para a realizada com o presidente norte-americano Theodore Roosevelt. 

Conterrâneo de Rondon, de Santo Antônio do Leverter, o titular da Secel, Allan Kardec, celebra a data e a importância de tornar acessíveis as experiências de Cândido Rondon. “Marechal Rondon foi um grande desbravador nascido em Mato Grosso que possibilitou conquistas científicas e culturais para todo o país. Honramos sua visão humanista e seu legado como indigenista, pacifista e Patrono das Comunicações. Viva Rondon!”, comemora o secretário.

Acesse os documentos AQUI.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Conceito. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Conceito poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

Redes Sociais

Sitevip Internet