Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Diversão e Lazer

SAIBA COMO AJUDAR

Flor Ribeirinha prepara espetáculo em celebração à ancestralidade do povo cuiabano

Foto: Reprodução

Flor Ribeirinha prepara espetáculo em celebração à ancestralidade do povo cuiabano
Campeão mundial de folclore, o Flor Ribeirinha atravessa a crise causada pela pandemia do novo coronavirus com otimismo e criatividade. Para presentar Cuiabá, que completa 301 anos nesta quarta-feira, 8 de abril, o grupo anuncia um novo espetáculo ‘Raízes Ribeirinhas’, uma celebração à ancestralidade do povo cuiabano.

Leia mais:
Profissionais da cultura, esporte e lazer poderão receber auxílio emergencial

Por conta do aniversário de Cuiabá, abril é o mês em que o grupo mais realiza apresentações. Por isso, a venda de ingressos para a estreia do novo trabalho, prevista para o mês de setembro, será antecipada no valor promocional de R$ 20.

Essa foi a forma encontrada pelo grupo de viabilizar a continuidade do projeto que, há quase três décadas, se dedica à manutenção, proteção e difusão da cultura popular, representando Mato Grosso e o Brasil internacionalmente. E uma oportunidade de dizer: vai ficar tudo bem.

“Uma campanha muito importante nesse momento em que o mundo para, como parou para assistir e reconhecer a nossa identidade através do Flor Ribeirinha. Pelo trabalho do grupo, podemos ser lembrados em vários palcos do mundo. Precisamos mantê-los ativos e esperançosos para que possam continuar nos presenteando quando essa crise passar”, ressalta a pesquisadora Beleni Grando.

O dinheiro arrecadado com a venda de ingressos será destinado ao custeio das despesas mensais do grupo e revertido em auxílio e alimentação para os integrantes em maior vulnerabilidade. Hoje o Flor Ribeirinha conta com o talento de pelo menos 60 pessoas. Com a renda, será possível financiar ações, projetos e sonhos ao menos pelos próximos meses.

“A ideia é consolidar o novo trabalho para o contexto internacional. A preparação vai acontecendo dentro das possibilidades do isolamento, com as direções musicais e artísticas. Os músicos já vão estudando o material em casa, os dançarinos conhecendo o roteiro dos espetáculos e os movimentos coreográficos para os ensaios coletivos serem feitos após o processo de isolamento”, explica o diretor artístico Avinner Augusto.

As contribuições estão sendo realizadas via depósito/transferência bancária. Se confirmadas as datas de apresentação, a ideia é reunir novamente os cuiabanos no Quintal da Domingas, reduto artístico da tradicional comunidade São Gonçalo Beira Rio. À ocasião, os ingressos também estarão disponíveis no site.
.
Raízes que dão Flor

Uma aula de História que vai além da versão oficial registrada nos livros, ‘Raízes Ribeirinhas’ manifesta as origens culturais de Cuiabá e Mato Grosso em sons, vozes e linguagens do corpo dançante. O trabalho coloca em cena tradições cuiabanas já experienciadas pelo grupo, tendo como cerne as vozes, os gestos e rituais dos povos indígenas, latino-americanos, afro-brasileiros e europeus.

O espetáculo do Flor Ribeirinha pretende resgatar a sabedoria dos mestres da cultura popular, preservadas na oralidade, e o respeito à natureza, através de seus elementos. O fogo, que aquece e alimenta, a terra e as águas do Rio Coxipó, que fornecem o peixe e o barro, principais fontes de renda de São Gonçalo Beira Rio, eixo do enredo que se desenvolve em dança, música e religiosidade.

“A ideia central do espetáculo é dançar a comunidade e suas personagens da cultura popular. Ele traz nossas origens nos rituais do povo bororo, passando pela influência afro-brasileira e de outros povos imigrantes, como os europeus e os paraguaios”, explica Avinner Augusto.

Conforme o dançarino e coreógrafo, ‘Raízes Ribeirinhas’ também narra recortes da história brasileira que se passa em Mato Grosso, como a Guerra do Paraguai. O episódio trouxe a região, elementos musicais para o surgimento do rasqueado, uma fusão do siriri cuiabano e da polca paraguaia.

“A cultura cuiabana é miscigenada, tem nuances de várias tradições culturais, e é isso que a gente quer mostrar. É nesse multiculturalismo brasileiro que nossa identidade se expressa nas crenças, na pesca, na cerâmica, nas lendas, no linguajar cuiabano, na culinária, nas benzeções, no contato com o rio e no orgulho de ser ribeirinho”, complementa Avinner.

Serviço
Espetáculo ‘Raízes Ribeirinhas’
Datas previstas: 05, 06 e 07 de setembro (sexta, sábado e domingo)
Horário previsto: 20h
Local: Quintal da Domingas
Ingresso promocional: R$ 20 reais
 
Conta para depósito/transferência:
Banco do Brasil
Agência: 3325-1
Conta Corrente: 131703-2
CNPJ: 109082560001-55
Obs.: armazenar e enviar imagem do comprovante de pagamento no WhatsApp (65) 992048404.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet