Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Carreira

Arduino Day 2020

Univag realiza maior evento de tecnologia mundial em março

Foto: Assessoria

Univag realiza maior evento de tecnologia mundial em março
O Univag (Centro Universitário de Várzea Grande) realiza, no dia 21 de março (sábado), das 7h30 às 18h, o Arduino Day, considerado o maior evento de tecnologia mundial. Essa é a 5ª edição realizada pelo Univag em parceria com o canal do Youtube Arduino Brasil. O evento é aberto ao público em geral, além de todos os grupos de utilizadores, makerspaces, hackerspaces, fablabs, associações, professores e profissionais. 

Leia mais: 
Primeira superlua do ano iluminará o céu na próxima semana

O Arduino Day é um evento que acontece de forma simultânea em diversas cidades pelo mundo. É uma celebração ao aniversário da plataforma Arduino, um programa de prototipagem eletrônica que permite o desenvolvimento e controle de sistemas interativos. O objetivo é reunir pessoas que trabalham e respiram tecnologia, criando projetos e soluções de baixo custo usando a plataforma Arduino.

A programação conta com cursos e minicursos, palestras e um espaço para os participantes mostrarem seus trabalhos com uso da plataforma Arduino, além da participação da referência mundial na eletrônica, professor Newton C. Braga, e renomados nomes da área da tecnologia.

O evento também irá oferecer atividades para as crianças, com cursos de Maker, Arduino e Minecraft. As atividades serão realizadas pela Happy Code - Escola de Programação, Maker e Robótica.

Vale ressaltar que nesta edição, o Arduino Day será o primeiro do mundo a desenvolver um aplicativo exclusivo para o evento. A ferramenta irá fomentar a interação entre os participantes, como a votação para os projetos e perguntas para os palestrantes.

De acordo com o organizador, professor Nascimento Júnior, o evento agrega tecnologias importantes para construção do conhecimento dos estudantes. "O Arduino Day fomenta a aplicação de estudos sobre uso das plataformas Arduino, que pode ser manipulado com liberdade em ambientes acadêmicos e no desenvolvimento de soluções próprias. As atividades realizadas e apresentadas serão importantes para obter uma visão clara das necessidades, características e limites da sua aplicação", ressaltou.

Nascimento reforça que no dia haverá uma competição de projetos feitos por estudantes do Ensino Fundamental II e Ensino Médio. A seletiva dos projetos acontece dia 7 de março e as inscrições podem ser realizadas até 6 de março.

Para participar do evento é necessário fazer inscrição através do site, que você pode acessar clicando AQUI.

O que é o Arduino?

O Arduino é uma ferramenta para criar dispositivos eletrônicos que são controlados por um software escrito numa linguagem de programação específica que é instalada no computador. O programa é criado no computador e transferido para o dispositivo, que utiliza a placa Arduino.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet