Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Diversão e Lazer

espaço cultural

Casa Cuiabana é reaberta com espaço de criação e tenda para shows

Foto: Christiano Antonucci/Secom

Casa Cuiabana é reaberta com espaço de criação e tenda para shows
A Casa Cuiabana foi reinaugurada na noite de segunda-feira (2), pelo governador Mauro Mendes. A unidade passou por uma obra completa de manutenção predial, incluindo nova pintura, acessibilidade, instalações elétricas, hidráulica, esquadrias, cobertura, banheiros, forro, pavimentação, piso antiderrapante, praça e jardim. Além disso, a unidade agora conta com acesso à internet e espaços de criação e trabalho, e tenda para shows.

Leia mais:
Após 10 anos sem receber obra completa de manutenção, Casa Cuiabana é revitalizada

Na oportunidade, o governador destacou que o espaço já é o quinto reaberto pela atual gestão. Mauro Mendes relatou que, além da Casa Cuiabana, desde 2019 o Estado já reabriu e revitalizou outros quatro espaços culturais: o Museu de Arte Sacra, a Galeria Lava Pés, o Museu de História Natural e a Residência dos Governadores.

“O Governo tem dado atenção especial para os pontos culturais. No ano passado, inauguramos quatro pontos culturais e continuaremos dando essa atenção, apoiando a Cultura não só aqui na Capital, mas em diversas outras regiões.

Para Mendes, a revitalização da Casa Cuiabana foi um trabalho de resgate e valorização cultural, tarefa necessária para que a sociedade mato-grossense conheça “sua história, trajetória e valores”.

“Temos que preservar a nossa identidade, a nossa ligação histórica, de onde nós somos. Isso nos dá a referência para onde ir. E temos um desafio de levar esse apoio cultural a todas as regiões de Mato Grosso. O Estado incorporou tantas e tantas culturas, todas muito ricas. Andando por Mato Grosso você encontra todas as manifestações culturais de brasileiros que vieram para cá e que fizeram daqui um estado tão rico e tão próspero”, afirmou.

O governador ressaltou que a Cultura não pode ser deixada de lado pelo Poder Público e que, neste ano, “será ainda mais valorizada”. “O Estado tem que ter a capacidade de compreender o quão plural e diferente nós somos e atender todos os grupos sociais. É cuidar das escolas, da Saúde, fazer estradas, cuidar da segurança e também da Cultura”, apontou.

O secretário de Estado de Cultura, Esporte e Lazer, Allan Kardec, também reforçou que a reabertura dos espaços culturais é uma prioridade do Governo do Estado.

“Essa é uma iniciativa que o governador nos pediu, que é de manter os espaços culturais abertos. Ano passado, reabrimos o Museu de Arte Sacra, a Galeria Lava Pés, o Museu de História Natural e a Residência dos Governadores. E agora já começamos o ano com mais este espaço revitalizado”, disse.

Também participaram do evento o secretário da Casa Civil, Mauro Carvalho; o deputado estadual Xuxu Dal Molin; e os secretários-adjuntos Paulo Traven (Cultura), Jefferson Neves (Esporte e Lazer) e Laice Souza (Comunicação).
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet