Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Comportamento

prevenção do suicídio

Força-tarefa seleciona voluntários para o CVV e oferece curso

Foto: Ilustração

Força-tarefa seleciona voluntários para o CVV e oferece curso
O CVV realiza uma força-tarefa nacional para selecionar novos voluntários durante o mês de março, ocasião de seu aniversário de fundação. O instituto civil não tem fins lucrativos e oferece apoio emocional e prevenção do suicídio gratuitamente há 58 anos. Desde sua fundação, a entidade é movida exclusivamente por voluntários devidamente selecionados e preparados para o atendimento.

Leia mais:
Mato Grosso teve 117 suicídios em seis meses; falar sobre o tema evitaria 90% dos casos

De acordo com informações da assessoria de imprensa, os postos de atendimento em todo o país iniciam cursos para selecionar os voluntários. Em Cuiabá, um curso começa dia 08/03/2020 – domingo às 8h. No posto Cuiabá que fica na Rua Comandante Costa, 296, Centro. As inscrições poderão ser feitas pelo e-mail: cuiaba@cvvv.org.br ou no dia pessoalmente.

Para se tornar voluntário do CVV não é necessário formação específica. "Oferecemos apoio emocional, e não atendimento psicológico ou psiquiátrico", comenta Leila. Basta ter pelo menos 18 anos de idade, tempo disponível para os plantões semanais e estar disposto a acolher pessoas desconhecidas de maneira sigilosa.

A entidade é independente, sem vínculos políticos, religiosos, com a iniciativa privada ou outras instituições. Possui um convênio com o Ministério da Saúde para operação do telefone 188 sem comprometer sua independência de atuação.

Sobre o CVV

O CVV presta serviço voluntário e gratuito de prevenção do suicídio e apoio emocional para todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo. Os cerca de 3 milhões de atendimentos anuais são realizados por 3.000 voluntários em 104 postos de atendimento pelo telefone 188 (sem custo de ligação),  ou pelo www.cvv.org.br via chat ou e-mail. A entidade realiza também ações presenciais, como palestras, cursos e grupos de apoio a sobreviventes do suicídio – GASS (https://www.cvv.org.br/cvv-comunidade/).
 
Sobre o suicídio

O suicídio é um problema de saúde pública que mata pelo menos um brasileiro a cada 45 minutos, mais do que a Aids e muitos tipos de câncer, porém pode ser prevenido em 9 de cada 10 casos. O movimento Setembro Amarelo, mês mundial de prevenção do suicídio, iniciado em 2015, visa sensibilizar e conscientizar a população sobre a questão – www.setembroamarelo.org.br
 
* Dados do Ministério da Saúde
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet