Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Artes visuais

ATRÁS DO SONHO

Após superar depressão, mato-grossense vende fotografias para estudar artes na Bahia

Foto: Thaisa Sedlmaier

Autoretrato

Autoretrato

Aos 24 anos, a artesã e fotógrafa mato-grossense Thaisa Sedlmaier realizou o sonho de passar em primeiro lugar para o curso de Artes Visuais na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Agora, no entanto, enfrenta o desafio de custear a mudança para outro estado, e por isso começou a vender ilustrações e ensaios fotográficos para juntar dinheiro. 

Leia também:
Exposição de Irigaray abre as portas na Casa Cuiabana e deve 'tomar' Centro Histórico

Nascida em Pontes e Lacerda (450 km da capital), Thaisa se mudou para Cuiabá em 2013, quando ia começar o curso de nutrição na UFMT. Respirando arte desde pequena, ela não se identificou com o curso e acabou saindo para, posteriormente, iniciar a faculdade de publicidade. “Sempre desenhei muito desde criança, aí na minha adolescência fiz um curso de pintura em tecido com uma professora chamada Divina. Ela que me iniciou de verdade na arte. Também fiz alguns cursos curtos de desenho, pintura em tela, escultura com jornal, mas foi treinando em casa que me desenvolvi” conta a artista.

E foi na faculdade de publicidade que Thaisa descobriu uma nova paixão no ramo artístico: a fotografia. “Ano passado tive matéria de fotografia no curso de publicidade e percebi que gostava disso, apesar de ter tido pouca prática. Quando pude estar sozinha com uma câmera, vi que é algo que gosto de me dedicar e estudar, porque gosto de registrar sentimentos”, explicou.

Em sua trajetória, Thaisa também enfrentou a depressão e a ansiedade, usando a arte como catalisador para a melhora da sua saúde. “A arte sempre me tirou do fundo do poço, parece que ela ressurge de uma nova forma toda vez que preciso ser resgatada, e sempre aprendo algo novo, me desenvolvo, tenho vontade de viver e testar as coisas em minha volta”, contou a artista, que pretende usar essa experiência como inspiração para seus próximos trabalhos, que começaram de forma simples e com o apoio de amigos próximos.

“Chamei amigos pra posarem e testei ideias. Também gosto de me fotografar porque me sinto mais a vontade pra criar sozinha, e é sozinha que consigo transmitir melhor sentimentos mais ligados a depressão, que é algo que quero explorar na fotografia” afirmou Thaisa.

Além da fotografia e pintura, Thaisa também aprendeu a costurar assistindo tutoriais na internet. “Aprendi a costurar com vídeos do youtube e meu processo é todo manual, não uso máquina de costura”, contou a mato-grossense.

O maior desafio para Thaisa agora é conseguir arcar com os custos da mudança para a Bahia. “Mudar para 2.500 km de distância vai ser um super desafio, mas quero seguir meu sonho! Para isso estou vendendo meus trabalhos e fazendo fotografias. Ser artista no nosso país é uma tarefa muito difícil mas vou dar meu máximo pra realizar esse sonho”, disse a estudante. O ensaio com quinze fotos sai por R$ 100, e tem ênfase em retratos mais pessoais. Ilustrações também podem ser adquiridas e os valores variam a partir de R$50.

Serviço

Informações e orçamentos:

(65) 98103-7853 ou pelo instagram, que você pode acessar clicando AQUI.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet