Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Música

escola social

Instituto Ciranda disponibiliza novas vagas para estudantes de música

Foto: Protásio de Morais

Instituto Ciranda disponibiliza novas vagas para estudantes de música
O Instituto Ciranda, escola social de música que oferece aulas gratuitas de instrumentos de orquestra a crianças e adolescentes, chega este ano a sua 17° temporada ininterrupta.

Leia também 
Vivendo na China, professor de Jiu jitsu relata ruas desertas, mas alerta: “muitas notícias não são verdadeiras”

 
Matrículas estão abertas a partir desta segunda-feira (10). As inscrições para o processo seletivo podem ser realizadas pelo site da Instituição até a próxima sexta-feira (14). Além das aulas sem qualquer custo aos estudantes, o Instituto Ciranda oferece ainda uniformes, todo o material didático e instrumentos variados para músicos iniciantes, na maioria dos casos.  
 
Os interessados podem optar pelos seguintes instrumentos: violino, viola, violoncelo e contrabaixo (cordas); trombone, trompete, saxofone, flauta transversal e clarineta (metais e madeiras); variações de percussão; e aulas de canto coral.
 
Todos os estudantes em idade escolar devem estar devidamente matriculados, seja na rede pública ou particular de ensino. A tradicional Aula Inaugural ocorre no primeiro dia de março, na nova sede do Instituto Ciranda, em Cuiabá. As aulas normais começam dia 02 de março.
 
“As aptidões de cada indivíduo se manifestam claramente ao longo do processo de aprendizado. Mas é importante ressaltar que o Instituto Ciranda atende, preferencialmente, o público que  não tenha oportunidades de custear um curso de música ”, adianta Murilo Alves, presidente do Instituto Ciranda.
 
Novos Polos de Ensino
 
Novos polos de ensino em Mato Grosso, mais aulas e um extensa programação artística marcam a Temporada 2020. Este ano, a sede do Instituto Ciranda, em Cuiabá, foi transferida para uma espaçosa edificação no bairro do Areão (veja o endereço completo no serviço desta matéria).
 
“Estamos muito felizes com a casa nova. É um lugar muito espaçoso, ideal para aplicarmos nosso método de ensino com mais conforto, comporta todos os nossos cursos com tranquilidade. Teremos salas de estudos bem definidas, além de uma ampla sala de ensaio geral, sala de espera, para os pais, cantina, banheiros, área de lazer, muitos armários para organizar os instrumentos. A palavra confiança define bem a Temporada 2020”, comemora Murilo.
 
Em Cuiabá, além da nova sede, o Instituto Ciranda ainda atenderá no bairro Doutor Fábio e na Central da Unimed, na rua Barão de Melgaço. Saindo da Capital, polos em Chapara dos Guimarães e nos distritos de João Carro e Água Fria; em Rondonópolis; e ainda em Poconé.  
 
Desde sua criação, em 2003, o Instituto Ciranda tem conseguido, de diversas maneiras, inserir jovens no mercado de trabalho, em faculdades de música de várias universidades pelo Brasil e pelo mundo e participações em orquestras importantes.  
 
“Para começar, os músicos bolsistas mais talentosos são absorvidos pelos grupos profissionais e semiprofissionais da Instituição. Temos a Orquestra Sinfônica CirandaMundo, Orquestra Primeira Ciranda, Orquestra Cirandinha, Orquestra e Coral Unimed, Orquestra Ciranda Rondonópolis. A partir daí, com muita prática de grupo, esses novos talentos, naturalmente, ingressam em outros importantes cursos e orquestras, mundo a fora”, relata Murilo.
 
Instituto Ciranda - Música e Cidadania
 
Há 17 anos, o Instituto Ciranda desenvolve um programa de educação musical dedicado a crianças e adolescentes em idade escolar. Em 2020, serão aproximadamente mil jovens atendidos em oito polos de ensino distribuídos pelo Estado.
 
Parte das primeiras gerações de instrumentistas formada pelo Instituto Ciranda, hoje, ensina para novas gerações de músicos, teoria e técnicas, leitura de partituras e prática em conjunto.
 
“Como diria o filósofo alemão Friedrich Nietzsche, sem a música a vida seria um erro. A música é uma belíssima ferramenta de transformação social. Desde sua criação, o Instituto Ciranda vem transformando vidas ao tempo em que forma novas plateias, novos instrumentistas, professores e cidadãos”, conclui o maestro Murilo Alves.
 
Serviço
 

Novas matrículas para cursos gratuitos de instrumentos de orquestra no Instituto Ciranda

Quando: De segunda-feira a sexta-feira (10.02 a 14.02)

Inscrições pelo site institutociranda.org.br

Endereço da nova sede em Cuiabá:  Bairro Areão, rua do Flamengo, nº 333

Horário de funcionamento: Das 8h às 11h30 e 13h30 às 17h30

Aula Inaugural: Domingo (01.03), a partir das 9h, na sede em Cuiabá

Início das aulas em todos os polos de ensino: Segunda-feira (02.03)

Informações: (65) 3623-1239
 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet