Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Saúde e Beleza

prevenção ao suicídio

CVV busca novos voluntários e realiza curso de capacitação

Foto: Divulgação

CVV busca novos voluntários e realiza curso de capacitação
Como acontece anualmente no mês de março – seu mês de aniversário - o Centro de Valorização da Vida (CVV) realiza, a partir do próximo dia 8 de março, um novo curso para formação de voluntários.  No total, serão realizados doze encontros, sempre aos domingos, na sede da instituição, que fica na Rua Comandante Costa, 296, Centro. As inscrições poderão ser feitas pelo e-mail: cuiaba@cvv.org.br ou no dia, pessoalmente.

Leia também:
Não é falta de Deus: depressão tem tratamento e cura; Veja onde conseguir atendimento social! 

O CVV é uma instituição civil sem fins lucrativos que oferece apoio emocional e prevenção do suicídio gratuitamente em todo o território nacional há 57 anos. Desde sua fundação, a entidade é movida exclusivamente por voluntários devidamente selecionados e preparados para o atendimento.
 
Nos últimos anos, a organização alcançou um crescimento exponencial, sendo que em 2018 aumentou o quadro de voluntários em 50%, chegando a 3.000 pessoas, inaugurou 27 postos de atendimento, chegando a 104 endereços e levou o atendimento sem custo de ligação (telefone 188) a todo o território nacional. Como principal resultado, foram realizados 3 milhões de atendimentos no ano, seja por telefone, chat ou e-mail.

Para se tornar voluntário do CVV não é necessário formação específica.Quem fizer o curso passará a oferecer apoio emocional, e não atendimento psicológico ou psiquiátrico. Basta ter pelo menos 18 anos de idade, tempo disponível para os plantões semanais e estar disposto a acolher pessoas desconhecidas de maneira sigilosa.
 
A entidade é independente, sem vínculos políticos, religiosos, com a iniciativa privada ou outras instituições. Possui um convênio com o Ministério da Saúde para operação do telefone 188 sem comprometer sua independência de atuação.
 
Sobre o CVV
 
O CVV presta serviço voluntário e gratuito de prevenção do suicídio e apoio emocional para todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo. Os cerca de 3 milhões de atendimentos anuais são realizados por 3.000 voluntários em 104 postos de atendimento pelo telefone 188 (sem custo de ligação),  ou pelo www.cvv.org.br via chat ou e-mail. A entidade realiza também ações presenciais, como palestras, cursos e grupos de apoio a sobreviventes do suicídio – GASS (https://www.cvv.org.br/cvv-comunidade/).
 
Sobre o suicídio
 
O suicídio é um problema de saúde pública que mata pelo menos um brasileiro a cada 45 minutos, mais do que a Aids e muitos tipos de câncer, porém pode ser prevenido em 9 de cada 10 casos. O movimento Setembro Amarelo, mês mundial de prevenção do suicídio, iniciado em 2015, visa sensibilizar e conscientizar a população sobre a questão – www.setembroamarelo.org.br
 
Além do CVV, que oferece apoio emergencial, o ideal é que quem tem pensamentos suicidas procure tratamento psicológico e psiquiátrico. Tratamentos psicológicos a preços simbólicos são desenvolvidos em:

Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) - (65) 3615-8492
Universidade de Cuiabá (Unic)
Centro Universitário de Várzea Grande (Univag) - (65) 3688-6130
Faculdade de Cuiabá (Fauc)
Centros Integrados de Atenção Psicossocial (CAPS) - informações AQUI AQUI
Centro de Ensino, Pesquisa, Diagnóstico e Intervenção Psicológica - (65) 3025-2025
Diversos psicólogos também oferecem alguns horários a preços simbólicos.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet