Olhar Conceito

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Tecnologia

ENSINO MAKER

ECSA passa a oferecer metodologia com robótica e eletrônica a partir do Jardim II

Foto: Divulgação

ECSA passa a oferecer metodologia com robótica e eletrônica a partir do Jardim II
O ‘ensino maker’, oferecido pela Escola Chave do Saber (ECSA) já há alguns anos, estará disponível também para as turmas do Jardim II e Pré (Educação Infantil) a partir de 2020. Com isso, os alunos terão aulas semanais na Sala Tech, por meio do programa Mind Makers, e sob a supervisão dos professores de robótica, eletrônica e iniciação científica.

Leia também:
Pesquisador da UFMT participa de expedição para descobrir onde África e América do Sul se separaram há 120 milhões de anos

De acordo com a assessoria, na Sala Tech os alunos podem colocar em prática o que aprendem na sala de aula e pesquisar no Laboratório de Ciências, se tornando protagonistas do aprendizado.
 
Este já é o terceiro ano de desenvolvimento do método maker (faça você mesmo) de ensino na ECSA. Segundo a coordenadora da Sala Tech, Mara Tereza dos Santos, desde o início o objetivo da escola é estender gradativamente a metodologia a todas as turmas, para que sejam feitas as adaptações de acordo com a faixa etária e necessidades.
 
"Começamos oferecendo a Sala Tech do 2º ao 9º ano, depois passamos para o 1º ano e agora chegamos até o Jardim II. Para cada turma, as aulas são diferentes, estimulando sempre o protagonismo, além de unir o conteúdo da sala de aula com as atividades no laboratório", acrescenta.
 
A Escola também investiu em melhoras na estrutura da Sala Tech e, agora, promete agradar os pequenos do Jardim II e Pré com o uso de um robô nas aulas. De forma lúdica, ele participará das atividades junto das crianças, com exercícios, brincadeiras e jogos educativos.
 
"Percebemos ao longo desses anos o quanto a Sala Tech tem contribuído com o desenvolvimento dos alunos em diferentes áreas. Para muitos é o primeiro contato com a robótica, informática, engenharia, entre outras disciplinas. Vale ressaltar que o tempo todo são eles quem executa tudo. O papel dos professores é de conduzir e orientar as turmas nas atividades e exercícios, o que dá ainda mais autonomia às crianças", destaca Mara. 
 
Também em 2020, haverá inclusão de aulas na oficina de robótica diferenciada no período vespertino para as turmas do Integral 3 e 4, chegando a duas aulas semanais de conteúdo maker.
 
As atividades acontecem na Sala Tech e no Laboratório de Ciências da ECSA, espaços que contam com aparelhos, instrumentos e máquinas voltados à iniciação científica, processos de investigação e criação.
 
O ‘Mind Makers’ é um programa que visa desenvolver o pensamento computacional, despertando o raciocínio lógico por meio do uso de dispositivos digitais, robótica, mecânica e outros. Fortalece ainda a criatividade, capacidade de resolução de problemas, tomadas de decisões e autoconfiança, por exemplo.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet