Olhar Conceito

Segunda-feira, 24 de fevereiro de 2020

Notícias / Artes visuais

Moçambicano dá aulas de afro house e kuduro em Cuiabá; Inscrições abertas!

da Redação - Isabela Mercuri

22 Jan 2020 - 17:00

Foto: Divulgação

Moçambicano dá aulas de afro house e kuduro em Cuiabá; Inscrições abertas!
O moçambicano Hermínio Nhantumbo ministra, a partir do dia 5 de fevereiro, aulas de afro house e kuduro no Museu de História Natural Casa Dom Aquino. as oficinas vão acontecer todas as quartas-feiras, quintas-feiras e sábados, das 17h30 às 18h30. O valor da matricula é de R$20 e a mensalidade custa R$100.

Leia também:
Biblioteca Estevão de Mendonça realiza colônia de férias gratuita com teatro, oficinas, pintura e mais

Hermínio também é artista plástico e faz parte da Companhia Municipal de Canto e Dança da Matola (cidade de Moçambique onde ele nasceu). Além disso, desde 2003 estuda dança contemporânea, danças tradicionais de Moçambique, trabalha como coreógrafo e dançarino e promove oficinas de dança no Brasil e no mundo.

As inscrições seguem abertas até o final do mês de janeiro, e devem ser feitas pela internet. “Brasil e Moçambique têm uma relação histórica muito forte.  Alguns escravos que chegaram aqui saíram de lá, então temos muitas coisas semelhantes, como a língua, apesar de algumas diferenças, danças, comidas, enfim. Estou me sentindo em casa”, afirma Hermínio.

O kuduro é um estilo musical dançante que nasceu em Angola, e recentemente ganhou as pistas de dança euma versão mais pop e aguada como música-tema da novela Avenida Brasil, da Rede Globo.

De acordo com Tony Amado, autoproclamado criador do Kuduro e conhecido como o "Rei do Kuduro” o gênero mistura elementos eletrônicos com o folclore do país africano. O nome é um neologismo para ‘bunda dura’.

A dança é agressiva e agitada, em que o sujeito apoia as mãos nos quadris e abre e fecha os braços freneticamente enquanto flexiona o joelho para dentro e fora das pernas. As letras mesclam português com dialetos locais e falam do cotidiano pobre e de sexualidade.

Ainda de acordo com Tony Amado, a ideia da dança surgiu depois de ver o filme O Desafio do Dragão (1989), em que Van Damme aparece num bar, embriagado, dançando com um estilo pouco habitual para aquela época.

Serviço

Casa Dom Aquino abre inscrições para curso de dança africana
Horário do curso: quartas-feiras, quintas-feiras e sábados, sempre das 17h30 às 18h30
Local: O Museu de História Natural Casa Dom Aquino está localizado na Avenida Beira Rio, nº 2000, bairro Dom Aquino, Cuiabá (MT).
Informações: (65) 3634-4858 / 3052-8062 / casadomaquinomuseu@gmail.com
Inscrições: https://bit.ly/2tFdgCY

2 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Conceito. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Conceito poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Elias
    04 Fev 2020 às 19:30

    Vetado por conter expressões ofensivas e/ou impróprias, denúncias sem provas e/ou de cunho pessoal ou por atingir a imagem de terceiros. Queira por favor refazer seu comentário e reenviá-lo.

  • Paolo
    22 Jan 2020 às 21:40

    Pelamor de deus mas é cada uma.

Redes Sociais

Sitevip Internet